Colóquio virtual de Geografia recebe inscrições até dia 30

Publicada em 24/06/2020 - Fonte: ASCOM

Encerram-se na próxima terça, 30, as inscrições e submissões de trabalhos para o IV Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia, que acontecerá de 16 a 19 de setembro. O evento é destinado a docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia; professores da Educação Básica e do Ensino Superior que tenham pesquisas na linha de ensino de Geografia; e demais interessados no tema. Para se inscrever, é necessário acessar este link. Para submissão de trabalhos, os participantes devem enviar e-mail para este endereço, informando como assunto o número do grupo de trabalho (GT) e o título da apresentação.

O IV Colóquio é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Educação e Risco (Gepeger), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeog), e tem como tema Contribuições da Geografia Física para o Ensino: desafios na formação docente, nas práticas e na abordagem do risco ambiental na geografia escolar. Realizado integralmente de forma remota, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Educação geográfica
Carla Juscelia, professora do Degeo e coordenadora do evento, reforça que o IV Colóquio visa também a contribuir com uma educação geográfica que possibilite a compreensão das interações entre as sociedades e a dinâmica da natureza em diferentes escalas. ‘‘A leitura da realidade do mundo decorre da análise e interpretação da dinâmica da sociedade e da natureza, expressa na forma e na organização do espaço, nas paisagens e nos diversos territórios. A educação geográfica permite conhecer e entender, de maneira crítica e social, as espacialidades dos diversos fenômenos que compõem o espaço geográfico”, afirma.

A intenção é propor uma discussão sobre o papel desempenhado pelo Ensino Superior na formação e na atuação docente, além de reforçar a importância e a necessidade de se fomentar as discussões sobre a Geografia Física, Ensino de Geografia e Geografia Escolar, em âmbito nacional e internacional, buscando contribuir com a análise do espaço geográfico em diferentes contextos socioespaciais.

A programação completa do Colóquio está em fase final de elaboração, adequando-se ao formato on-line. Rafael César, representante do PPGeog, antecipa que o evento trará mesas-redondas com professores renomados da área, apresentação das pesquisas inscritas e um trabalho de campo virtual. ‘‘Nossa ideia é fazer um trajeto por São João del-Rei, para destacar o contexto geográfico debatido no evento e disponibilizar todas as informações, imagens e vídeos aos inscritos, já que infelizmente eles não poderão presenciar a cidade”, explica.

Mais informações, nas redes sociais do evento (Instagram e Facebook), e pelo site.

Guilherme Guerra
Aluno de Jornalismo, estagia na Ascom