Observatório de Saúde Coletiva: ações multissetoriais em São João del-Rei

Publicada em 29/06/2020

O Observatório de Saúde Coletiva (Obesc), iniciativa interdisciplinar da Universidade Federal de São João del-Rei no enfrentamento à Covid-19, vem promovendo o diálogo com profissionais de Assistência Social de São João del-Rei para garantir os direitos da população em situação de rua. Além disso, a equipe busca mapear e promover ações de solidariedade e proteção social para minimizar o impacto econômico e social da pandemia a curto, médio e longo prazos.

Outra de suas ações é implementar e apoiar, em parceria com a Prefeitura de São João del-Rei, medidas de garantia de direitos que visem à assistência e proteção de populações em vulnerabilidade. Uma delas é o acesso à informação, com distribuição de cartazes nas ruas da cidade, destacando os cuidados pessoais necessários para a prevenção do novo coronavírus e os caminhos para ingresso no serviço público de saúde e assistência social.

A equipe do Obesc também trabalha em campanha para a coleta de recursos, alimentos e material de limpeza; no apoio a iniciativas voluntárias na fabricação e instalação de pias artesanais nas ruas; e na tentativa de abertura de Abrigo Provisório Emergencial. “Entendemos que suprir necessidades emergenciais de alimentação, vestimenta e higiene da pessoa em situação de rua é uma tarefa muito importante, mas insuficiente para que essa população tenha acesso aos direitos garantidos por lei a qualquer cidadão”, avalia Leandro Garcez Targa, membro da comunidade externa que integra a equipe, ligado à Pastoral do Povo de Rua.
Essas atividades estão sob coordenação da Sala de Solidariedade e na Rua, mas o Observatório possui três outras divisões: Sala de Situação; Sala de Formação em Saúde e Acolhimento; Sala de Comunicação.

Atendimento psicológico a profissionais de saúde
A equipe da Sala de Formação em Saúde e Acolhimento estruturou a oferta de plantões de acolhimento psicológico, por meio virtual, que se destina a atender aos profissionais de saúde que necessitem de apoio emocional durante suas atividades de combate à Covid-19. Confira o quadro de horário de atendimento e o contato dos integrantes da Sala.

Aqui também o pessoal presta apoio às secretarias de Saúde dos municípios da região onde trabalham os médicos residentes da UFSJ, visando à organização e padronização das atividades nos serviços de Atenção Básica, de forma a garantir adequado atendimento da população durante a pandemia.

Curso de extensão
O Observatório de Saúde Coletiva promove o curso on-line de extensão Epidemias, Saúde Pública e Urbanização: estudos históricos em tempos de Covid-19 que, em quatro módulos, aprofunda as discussões sobre os impactos sanitários e urbanos de diversas epidemias que marcaram a história da humanidade. As atividades ocorrem às terças-feiras, das 17h às 19h, e as inscrições podem ser feitas neste link. Há uma certificação global para os que vêm acompanhando desde o primeiro módulo, mas quem se inscrever agora receberá certificado de participação apenas nos módulos cumpridos.

Realizado pela Sala de Situação, esse trabalho se dedica igualmente ao acompanhamento dos dados e às políticas de saúde para combate à Covid-19 (no âmbito nacional, estadual e municipal), e também à sistematização, produção e divulgação das informações relativas a esses temas.

Treinamento para comerciários
A Sala de Comunicação sustenta suas ações a partir da criação e adaptação de instrumentos, meios tecnológicos e mídias para captação e coleta de informações sobre o avanço da pandemia junto à população, e para transmissão de informações adequadas aos diferentes grupos de interesse.

Desde 16 de junho, a equipe de Comunicação vem oferecendo treinamento para comerciários de São João del-Rei, no intuito de ampliar a conscientização sobre os processos de cuidado e enfrentamento ao novo coronavírus, com uso de cartilha informativa.

Mais informações sobre o trabalho do Observatório de Saúde Coletiva estão disponíveis na página Covid-19 UFSJ, Facebook, Instagram e e-mail