Pesquisa quer entender impacto da pandemia na saúde mental

Publicada em 01/07/2020 - Fonte: ASCOM

Público-alvo são profissionais da saúde e jovens

Impacto da pandemia da Covid-19 na saúde mental e no uso de medicamentos em profissionais de saúde e adultos jovens é o tema do estudo coordenado pelas universidades federais de São João del-Rei (UFSJ) e de Minas Gerais (UFMG). Atualmente na fase da coleta de dados, o formulário da pesquisa pode ser acessado neste endereço. A equipe solicita a participação de estudantes de graduação e pós-graduação da UFSJ.

Segundo o professor Marco Antônio Silva Alvarenga, membro do Laboratório de Pesquisa em Saúde Mental da UFSJ (Lapsam), o projeto “já estava em desenvolvimento antes da pandemia e foi adaptado para o contexto atual em função das questões de saúde relacionados ao distanciamento social.”

Integram o Lapsam 12 professores, que desenvolvem trabalhos de extensão e pesquisa, com o envolvimento de aproximadamente 80 discentes, graduandos e pós-graduandos. Para mais informações, entre em contato pelos e-mails alvarenga@ufsj.edu.br e pesquisa.ufmg.saude.mental@gmail.com.

Acolhimento psicológico
A UFSJ oferece ainda atendimento para aconselhamento durante a pandemia, com o apoio de profissionais voluntários. Este serviço, realizado por uma equipe profissional e qualificada de psicólogos, é voltado para pessoas que vêm sofrendo com os efeitos do isolamento social. Mais informações aqui.