Avalie os cenários de retomada

Publicada em 09/07/2020 - Fonte: ASCOM

CENÁRIO 1 - NÃO RETOMAR AS ATIVIDADES
AMBIENTE INTERNO
FATORES POSITIVOS
•Garantia da isonomia entre os discentes em relação ao acesso à Universidade • Contribuição para a segurança sanitária da comunidade acadêmica • Garantia da oferta dos cursos na modalidade indicada no projeto pedagógico
FATORES NEGATIVOS
•Desmotivação e evasão dos discentes, considerando o longo período de perda de vínculo com a instituição • Todos os discentes continuam sem aula • Reposição dos semestres suspensos simultaneamente com o semestre atual após o retorno presencial (sobrecarga de atividades e falta de infraestrutura) • Dificuldade ou mesmo impossibilidade de reposição das aulas suspensas, a depender do tempo que durar a suspensão • Risco de perda de bolsas, verbas de custeio e interrupção de financiamentos para pesquisas e projetos de extensão e de ensino e projetos de iniciação (PIBEC, PIBEX, PIBID) • Risco de cortes de salários de servidores • Atrasos na conclusão do curso e em novas possibilidades de trabalho para os discentes • Riscos de prejuízos para progressão de servidores
AMBIENTE EXTERNO
FATORES POSITIVOS

• Contribuição em esforços para seguimento das normas sanitárias
FATORES NEGATIVOS
•Possibilidade de cobranças trabalhistas (não se cumpririam as 8 horas de aula por semana) • Não permite a entrada dos novos discentes (1º semestre - 1.905 vagas e 2º semestre - 890 vagas) • Suspensão do ensino público, gratuito e de qualidade • Judicialização da não continuidade das atividades acadêmicas de ensino • Não ocorrência do retorno de serviços contratados (RU, trailer)

CENÁRIO 2 - RETOMADA DE FORMA PRESENCIAL
AMBIENTE INTERNO
FATORES POSITIVOS

• Continuidade dos cursos de graduação e pósgraduação para veteranos • Garantia do ingresso com atividades acadêmicas para calouros • Resgate do ambiente acadêmico como espaço de formação • Garantia de oferta dos cursos na modalidade indicada no projeto pedagógico
FATORES NEGATIVOS
•Não garantia da totalidade de segurança sanitária da comunidade acadêmica
AMBIENTE EXTERNO
FATORES POSITIVOS

• Manutenção do ensino público, gratuito e de qualidade • Ocorrência do retorno de serviços contratados (RU, trailer)
FATORES NEGATIVOS
•Aumento do fluxo de pessoas com consequente aumento do risco de infecções e disseminação do vírus entre a comunidade

CENÁRIO 3 - RETOMADA DE FORMA REMOTA
AMBIENTE INTERNO
FATORES POSITIVOS

•Menor atraso na conclusão do curso e em novas possibilidades de trabalho para os discentes • Menores riscos de prejuízos para progressão de servidores • Continuidade dos curso de graduação e pós-graduação para veteranos com segurança sanitária da comunidade acadêmica • Possibilidade de ingresso com atividades acadêmicas para calouros • Diminuição da evasão considerando o resgate do vínculo com a instituição • Manutenção de bolsas, verbas de custeio e financiamentos para pesquisas e projetos de extensão e de ensino e projetos de iniciação (PIBEC, PIBEX, PIBID) • Garantia de continuidade de salários de servidores • Contribuição para minimizar os problemas de saúde mental ocasionados pelo isolamento social • Possibilidade de aprendizagem em relação a utilização das TDICs no processo pedagógico
FATORES NEGATIVOS
•Não garante a isonomia entre os discentes em relação ao acesso ao ensino • Evasão dos discentes que não tenham condições de acompanhar as atividades remotas • Risco de baixa adesão dos discentes • Postergar conteúdos práticos pela inviabilidade das aulas presenciais • Não há ofertas dos cursos na modalidade indicada no projeto pedagógico
AMBIENTE EXTERNO
FATORES POSITIVOS

•Manutenção do ensino público, gratuito e de qualidade
FATORES NEGATIVOS
• Não ocorre o retorno de serviços contratados (RU, trailer)

NO CASO DA RETOMADA DE FORMA REMOTA
PERÍODO EMERGENCIAL

• O período emergencial consiste no(s) período(s) de atividades acadêmicas remotas (não presenciais) com o auxílio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), não caracterizando a conversão dos cursos presenciais em cursos a distância, mas sim, na adaptação de conteúdos previstos nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, quando possível, devido à pandemia da Covid-19. • Cada período emergencial terá a duração de 8 semanas • A participação nas Atividades Remotas Emergenciais é facultativa para os docentes e discentes. • O calendário de preparação do período emergencial está na página 8 deste link.