X Seminário da Imigração Italiana abre inscrições de trabalhos

Publicada em 15/07/2020 - Fonte: ASCOM

Estão abertas as inscrições de trabalhos para o X Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais, que será realizado na modalidade virtual, entre os dias 6 e 10 de outubro deste ano. Inscrições dos trabalhos acadêmicos e não-acadêmicos, elaborados a partir de pesquisas concluídas ou em andamento sobre as influências italianas, podem ser feitas pela internet, até o dia 15 de agosto. São três linhas temáticas: o desenvolvimento econômico e social na diversidade regional mineira; a formação cultural e identitária em suas manifestações materiais e imateriais; e difusão, organização e popularização dos esportes em Minas Gerais.

Realizado on-line pela primeira vez, devido à pandemia, o Seminário terá como tema principal a influência italiana no desenvolvimento, cultural e esportes em Minas Gerais. O evento é promovido por uma rede interinstitucional, que inclui a Ong Ponte entre Culturas, o Conselho Geral dos Italianos no Exterior e universidades federais do Estado. A UFSJ, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), é instituição parceira.

Imigração em Minas
A imigração em Minas Gerais ocorreu a partir do final do século XIX, e teve profundas ligações com a Abolição da Escravatura. O processo migratório marcou a vida sócio-cultural e a economia estaduais. Minas Gerais foi o terceiro Estado do país que mais recebeu imigrantes italianos, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio Grande do Sul. A cidade de São João del-Rei se tornou um dos mais importantes destinos em Minas desses grupos de trabalhadores europeus, sendo que a recepção destes na cidade começou em 1.888. Os bairros Colônia do Marçal e Colônia do Giarola foram as áreas onde se estabeleceram os primeiros imigrantes.

Inscrições
As propostas devem ser enviadas para este email. O edital completo está disponível aquiO site do X Seminário é www.ponteentreculturas.com.br/seminario2020 .