Projeto Nupid na Rede está no ar

Publicada em 18/07/2020 - Fonte: ASCOM

O Núcleo de Pesquisa e Intervenção nas Políticas sobre Drogas (Nupid) criou o Projeto Nupid na Rede para amplificar a divulgação científica e discutir a política de drogas nacional. O projeto também dá dicas culturais voltadas ao campo do álcool e outras drogas e está no processo de finalização de uma série de entrevistas com pesquisadores e professores que passaram pelo Núcleo. O material, em fase de pós-produção, será disponibilizado no canal do YouTube, em construção.

Coordenado pelo professor Marcelo Dalla Vecchia, do Departamento de Psicologia da UFSJ, o grupo conta com a psicóloga Thaísa Borges Gomes, com Gabriela Borges e Thiago Guedes (estudantes do curso de Medicina), e com Samuel Augusto Diniz e Millena Gonçalves, integrantes do Coletivo Cai Junto, que atua com práticas de redução de danos no contexto de festas, parceiros do Nupid desde 2017.

Para o professor, abrir espaços de debate é cada vez mais necessário no momento atual. “Hoje a gente vive um ataque sistemático de pessoas e grupos anti-ciência que divulgam fake news, que negam o conhecimento científico, o que pode ter consequências muito complicadas, inclusive no campo de álcool e outras drogas, muito carente de difusão de conhecimento científico”, explica.

Nupid
Com sede no Campus Dom Bosco, e vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial, o Nupid foi criado em 2016. Faz parte da Plataforma Brasileira de Políticas de Drogas (PBPD), organização que reúne entidades ativistas pela reforma da política de drogas no Brasil.

Para acompanhar as ações do Nupid na Rede, acesse o perfil no Instagram ou a página no Facebook.

Samara Santos
Estudande de Jornalismo, estagia na Ascom