Departamento de Música produz vídeo com canção de Milton Nascimento

Publicada em 21/07/2020

Pequenos Grandes Violinistas, projeto do Departamento de Música da UFSJ, se mantém em atividade durante o período da pandemia. A última novidade foi o lançamento, no final de junho, de um vídeo no qual os professores do projeto interpretam Canção da América, de Milton Nascimento. Com arranjo da professora Sofia Leandro, a produção está disponível no canal do YouTube criado pelos integrantes do grupo.

De acordo com a professora, que também coordena o projeto, o vídeo permitiu aos professores exercerem um momento de prática instrumental e ainda se aproximarem das crianças e de suas famílias. “A canção foi interpretada pelos professores em suas casas e as imagens foram reunidas em uma só produção, promovendo a apreciação de uma música tocada por esse instrumento que nos une: o violino”, explica Sofia.

A impossibilidade de ministrar as aulas fez com que se buscassem formas de manter o contato com as famílias, visando promover recursos para que as crianças continuassem seu aprendizado do violino. O canal do YouTube surgiu por esse motivo, e traz, além da apresentação, diversas atividades de musicalização para as crianças participantes e conteúdos direcionados aos professores.

Sofia Leandro explica que, antes da pandemia, a maior dificuldade era conseguir que cada aluno tivesse seu próprio instrumento - que precisa ser adaptado ao tamanho de cada um – e, agora, o problema se encontra na dificuldade de acesso das famílias a conexões virtuais e equipamentos eletrônicos. “Nossa preocupação também está em não sobrecarregar os alunos e as famílias, pois aprender violino não pode deixar de ser divertido e significativo na vida das crianças, passando a ser um fardo ou uma obrigação”, avalia.

O projeto
O Pequenos Grandes Violinistas é um projeto de extensão que tem como objetivo promover o aprendizado coletivo do violino entre crianças de 3 a 12 anos, por meio de aulas com graduandos do Curso de Música da UFSJ que estudam o instrumento. Este ano, quando as inscrições foram realizadas no início do semestre, havia cerca de 40 alunos matriculados.

As aulas são oferecidas às quartas-feiras, entre 18h e 19h30. As crianças se dividem em três turmas, de acordo com a idade e com a experiência prévia com violino. Em 2019, o Pequenos Grandes Violinistas realizou dois concertos fora da Universidade: no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier e em uma escola de Santa Cruz de Minas, parceira do projeto.

Rafaella Azevedo
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom