Curso prepara estudantes para as disciplinas de Cálculo

Publicada em 24/07/2020

Os alunos da UFSJ não podem perder a oportunidade de participar do curso virtual Pré-Cálculo: funções reais. A iniciativa é direcionada a estudantes que possuem alguma dificuldade e terão disciplinas de Cálculo nas ementas de seus cursos. As inscrições seguem abertas até a próxima terça-feira, 28, e devem ser feitas neste formulário. Ministradas por meio da plataforma de extensão do NEaD-UFSJ, as aulas serão realizadas a partir de 10 de agosto e terão duração de oito semanas, totalizando carga horária de 48 horas.

A professora do Departamento de Matemática e Estatística da UFSJ (Demat), Patrícia Tempesta, explica que o desenvolvimento do projeto foi motivado pelo fato de muitos alunos chegarem à Universidade com dificuldades em temas de Matemática básica. “O curso pretende oferecer um espaço para se discutir, relembrar e aprender sobre números reais e funções reais. Nosso foco é suprir eventuais lacunas sobre o tema abordado, principalmente de alunos dos primeiros períodos da graduação, e melhorar o rendimento nas disciplinas de Cálculo”, comenta.

O conteúdo será dividido em módulos que contemplarão tópicos básicos de números reais e funções, sendo eles: números reais; funções reais de uma variável real; funções polinomiais e racionais; funções trigonométricas; funções exponenciais e logarítmicas. Os professores irão disponibilizar materiais em formatos de texto e de vídeo para os estudantes. Semanalmente, tarefas serão postadas pelos professores para resolução dos alunos, que poderão interagir por meio de fóruns.

Para receber o certificado, o aluno deverá entregar, no mínimo, 75% das tarefas. A média final nas pontuações das atividades deverá ser igual ou superior a 60% do total de pontos distribuídos.

Além da professora Patrícia Tempesta, a iniciativa é desenvolvida pelos docentes do Demat Carlos Alberto da Silva Junior, Gheyza Ferreira da Silva, Gustavo Terra Bastos, Marianna Resende Oliveira, Rafaela Neves Bonfim, Viviane Pardini Valerio e Wilker Thiago Resende Fernandes, e do professor do Departamento de Física e Matemática (Defim), Pedro Benedini Riul. Outros docentes da UFSJ e alunos de graduação participam do projeto como tutores.

Em caso de dúvidas, os interessados podem encaminhar e-mail para precalculoufsj@gmail.com. Mais informações nas páginas do Facebook e Instagram do curso Pré-Cálculo.