GCOM promove série de palestras sobre segurança cibernética

Publicada em 30/07/2020

O Grupo de Controle e Modelagem (GCOM), do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSJ (Depel), irá promover, a partir de amanhã, 31, uma série de quatro palestras com o tema Segurança Cibernética: articulações entre teoria de controle, ciência da computação e matemática. Todas as apresentações irão acontecer às sextas-feiras (dias 7, 14 e 21 de agosto), a partir das 10h30, e as inscrições devem ser feitas neste formulário on-line. O link de acesso é o mesmo para todas as palestras e está disponível aqui.

O conteúdo será ministrado pelos professores da UFSJ Erivelton Nepomuceno e Márcio Lacerda, do Depel, e Gustavo Terra, do Departamento de Matemática e Estatística (Demat), além da docente Michele Nogueira, do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná.

O grupo
O Grupo de Controle e Modelagem (GCOM) trabalha em duas áreas principais: Sistemas de Controle e Sistemas de Análise e Modelagem. Além disso, busca adquirir conhecimentos de Engenharia Elétrica, Matemática, Ciência da Computação e Física para construir e analisar modelos que imitam e controlam sistemas dinâmicos reais.

Confira a programação completa:

31/07 - Criptografia de imagens usando sistemas caóticos
Prof. Erivelton Nepomuceno (Depel/UFSJ)

07/08 - Segurança em redes e comunicação
Profa. Michele Nogueira (UFPR)

14/08 - Teoria de Controle e sistemas ciber-físicos: como projetar controladores para sistemas sob ataques DoS?
Prof. Marcio Lacerda (Depel/UFSJ)

21/08 - Representações de corpos finitos com aplicações em criptografia e códigos corretores de erros
Prof. Gustavo Terra Bastos (Demat/UFSJ)

Rafaella Azevedo