Museu Regional abre inscrições para simpósio virtual

Publicada em 30/07/2020 - Fonte: ASCOM

O Museu Regional de São João del-Rei está com inscrições abertas para as comunicações orais do I Simpósio Virtual: Reflexões acerca da Identidade e Identificação do Museu. Os interessados têm até o dia 21 de agosto para encaminhar seus trabalhos por meio deste link. Edital e bibliografia também já estão disponíveis. O resultado será divulgado em 28 de agosto. O evento acontece entre os dias 21 e 25 de setembro, integrando a programação da 14ª Primavera de Museus.

Ao todo, serão escolhidos 16 trabalhos que participarão das quatro mesas temáticas programadas pelo evento. Podem se inscrever: graduandos a doutorandos em Arquitetura, História, Museologia, Conservação e Restauro, Sociologia, Educação, Antropologia, Comunicação Social e de outras áreas afins, além de professores da rede básica de ensino e pesquisadores autônomos.

O evento é o primeiro passo para ampliar as discussões e definir estratégias para o futuro do Museu Regional. O simpósio também promoverá debates sobre Patrimônio Cultural e Museus; Museus em Minas Gerais; e Museu Regional: reflexões identitárias.

Primavera de Museus
Realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Primavera de Museus é uma ação que une as instituições museológicas de todo o Brasil em torno de atividades educativas e culturais. Em 2020, a iniciativa tem como tema central Mundo Digital: Museus em Transformação, estimulando o desenvolvimento de atividades em ambientes virtuais, devido à pandemia.

Fonte: Museu Regional de São João del-Rei