Andifes apresenta Relatório de Gestão 2019-2020

Publicada em 06/08/2020

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou Relatório de Gestão 2019-2020. O documento detalha as ações desenvolvidas neste período, marcado pela atuação do presidente, João Carlos Salles, empossado em julho do ano passado. Ao todo, foram realizadas 11 reuniões do Conselho Pleno, cinco seminários temáticos e um congresso virtual nacional, além de diversos debates. Para ter acesso ao conteúdo completo, basta clicar no link.

Entre os destaques do documento estão as visitas realizadas pelo presidente às instituições, antes do início da pandemia. A Universidade Federal de São João del-Rei recebeu o reitor João Carlos Salles para uma palestra durante o XVII Congresso de Produção Científica, em outubro de 2019. Na ocasião, o dirigente da Andifes abordou temáticas sobre o momento atual do ensino superior, incluindo o Future-se e as questões do fomento à pesquisa e à pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O I Congresso da Andifes, realizado em junho de 2020, está presente no relatório, ressaltando as atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pelas universidades no combate ao coronavírus. Também são enfatizadas as ações em defesa da universidade federais brasileiras, trazendo reuniões e debates nos quais foram reafirmadas a importância da autonomia universitária, o papel das instituições no desenvolvimento da ciência, o impacto do contingenciamento dos recursos das universidades, entre outros conteúdos.