Evento celebra semana da Economia com palestras virtuais

Publicada em 10/08/2020 - Fonte: ASCOM

O Dia do Economista é celebrado no dia 13 deste mês. Para celebrar a data, será promovida a Semana de Economia REpense, organizada pela Sempre, empresa júnior do curso de Ciências Econômicas da UFSJ. O evento, gratuito, vai até dia 15 de agosto, e será transmitido de forma remota, com inscrições neste formulário virtual.

A programação do evento traz como destaques palestras que buscam tratar do cotidiano da profissão de forma abrangente, como explica a presidenta da Empresa Júnior, Laís Moraes. O público-alvo são estudantes do próprio curso de Economia, das Ciências Contábeis, História e Geografia que, como Laís define, “conseguem se enxergar como profissionais da área, mas ainda assim buscam por direcionamento e formas de otimização dos seus estudos.” Na sua opinião, há casos de evasão que se justificam por esses motivos, e pelo não entendimento das possibilidades da profissão de economista.

Na abertura, nesta segunda, 10, a doutora em Economia Aplicada, Aline Cruz, falará sobre o tema Mulheres e a pandemia: falsas dicotomias sob o olhar da economia feminista. Em pauta, um panorama crítico do modelo econômico tradicional, que desvaloriza a importância do trabalho doméstico intradomiciliar, o que se torna ainda mais pertinente neste contexto de pandemia e isolamento social, em que a jornada dupla (ou tripla) das mulheres se intensifica. Aline é docente da UFSJ, atuando no mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território, do Departamento de Ciências Econômicas, e também como coordenadora do curso de Ciências Econômicas.

Dia 11, o fundador da UFSJ Consulting Club, Pedro Dias, falará sobre consultoria estratégica, seus conceitos e aplicações. Graduado em Engenharia Química pela UFSJ, Pedro é docente do curso de Engenharia de Bioprocessos, Campus Alto PAraopeba, e mestrando em Engenharia pela UFMG.

Já no dia 12 de agosto, a consultora financeira Priscila Lelis apresenta a palestra Planejamento financeiro: um novo campo de atuação para economistas, em que ela abordará sua trajetória profissional, enfocando os desafios de atuação nessa área. Priscila é formada em Ciências Econômicas pela UFSJ, e pós-graduanda em Gestão de Pessoas, Carreiras e Liderança na PUC-RS.

Ao todo, nove palestras compõem a programação da REpense, que também vai contar com a presença da youtuber Yolanda Fordelone, do canal Econoweek. Acompanhe o evento no perfil da Sempre no Instagram.

João Vitor Bessa
Estudante de Comunicação, estagia na Ascom