Plantas medicinais do cerrado é tema de trabalho de revisão de literatura

Publicada em 12/08/2020

Rosy Iara Maciel de Azambuja Ribeiro, professora dos cursos de Medicina, Enfermagem e Bioquímica e vice-reitora da UFSJ, coordenou a elaboração do artigo O uso das plantas do cerrado brasileiro para cicatrização de feridas: do uso tradicional à abordagem científica, publicado em janeiro de 2020 no periódico internacional Journal of Ethnofharmacology.

Segundo ela, trata-se de um “trabalho de revisão de literatura” que aborda o uso de plantas do cerrado brasileiro, especificamente utilizadas na cicatrização de feridas de pele ou em processos que são importantes para a cicatrização. “O artigo também se debruça sobre as características farmacológicas das espécies vegetais relatadas no trabalho”, explica Rosy, acrescentando que foram utilizados artigos encontrados em várias bases de dados acadêmicas internacionais - como Google Scholar, Springer, Scielo, entre outras, que tratavam de estudos correlatos, publicados entre os anos de 1996 e 2018.

Desde 1978, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece os benefícios das plantas medicinais. Em nosso país, a avaliação de medicamentos fitoterápicos de acordo com os mesmos padrões de segurança e qualidade dos medicamentos convencionais começou em 2004. A partir disso, o Ministério da Saúde implementou, dois anos depois, a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicas. Apesar de haver uma série de plantas já conhecidas e utilizadas como fitoterápicos, existe uma infinidade de espécies vegetais que são utilizadas por comunidades, mas que ainda não foram estudadas quanto às suas propriedades medicinais. “Revisões de literatura como esta, em que são feitos levantamentos das espécies, juntamente com os aspectos estudados, abrem uma grande perspectiva para a busca de um novo e mais eficaz medicamento”, comenta.

Etnofarmacologia
O periódico Journal of Ethnofharmacology é um periódico científico internacional, fator de impacto 3.690, que correspondente no Brasil ao nível Qualis A2. O fator de impacto é a média de citações que um artigo recebe em um determinado periódico, atribuído pelo Journal Citation Reports (JCR), para comparar periódicos de uma mesma área. O objetivo dessa publicação é informar sobre o conhecimento do uso de produtos naturais (plantas, fungos, animais) por seres humanos e seus efeitos farmacológicos e biológicos. Tem também como preocupação “a preservação do conhecimento local, a promoção de sistemas médicos indígenas na atenção primária à saúde e a conservação da biodiversidade”, assim como “os direitos das pessoas locais de continuar a usar e desenvolver seus recursos autóctones.”

O trabalho tem como autores os pós-graduandos José Antônio Silva e Bruna Tarôco, e como co-autores os professores Hélio Batista dos Santos, Ralph Thomé, Rosy Ribeiro e uma colaboradora da Zhaw School of Life Sciences and Facility Management, da Suíça, Evelyn Wolfram. Por este trabalho, a professora Rosy foi convidada para participar da Conferência Internacional sobre Ciência Celular e Biologia Molecular, que acontecerá em Roma, em julho do próximo ano.