Proex assegura espaços de atuação no cenário da pandemia

Publicada em 18/08/2020

“Assumimos a pró-reitoria no meio de um turbilhão. O isolamento social criou uma situação difícil, principalmente pra nós, pois a maioria de nossas ações depende da presença física das pessoas envolvidas no processo da Extensão.” É o que afirma o pró-reitor Francisco Brinati, ao avaliar o que foram os primeiros 100 dias e o início da gestão da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Desafio colocado, a Proex buscou imediatamente se adaptar às novas rotinas do teletrabalho e em pouco mais de três meses garantiu feitos importantes para a área, como a aprovação, pelo Conselho Universitário (Consu), da Política de Extensão da UFSJ, o mapeamento das ações extensionistas existentes e a garantia da manutenção de bolsas para ações prejudicadas pela pandemia.

A Política de Extensão da UFSJ, aprovada em meados de julho, foi concebida, discutida e elaborada num “trabalho árduo” coordenado pelo pró-reitor anterior, Ivan Vasconcelos (Comunicação Social). Dada a excelência da nova política, a atual gestão cuidou de sua aprovação no Consu. Francisco Brinati destaca que o documento aprovado garante as diretrizes do que é Extensão na UFSJ. “Ele foi elaborado levando em consideração as idéias discutidas nos principais fóruns de extensão das universidades públicas. Podemos dizer seguramente que a nossa política está de acordo com o que de melhor há no país. A aprovação foi uma vitória, pois garante um balizamento de nossas ações”, afirma.

Brinati ressalta ainda que a nova política tem como pressupostos os fatores norteadores da Extensão, os chamados cinco “is”: interação dialógica com a comunidade; indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; impacto na formação dos estudantes, impacto na transformação social; interdisciplinaridade e interprofissionalidade.

Adaptação
Para se adaptar ao cenário da pandemia, sem prejuízos para projetos e programas em desenvolvimento, a atual gestão realizou, por meio de formulários, um mapeamento das ações de extensão junto aos coordenadores. Assim, foi possível conhecer a realidade e as demandas de cada um dentro dessa nova realidade. “Procuramos conhecer como estava acontecendo o trabalho e proporcionar adequações ao que vinha sendo feito. Havia muita angústia com a situação difícil, e propusemos adaptações para tranquilizar os coordenadores”, revela Brinati.

Entre os arranjos estão a prorrogação do prazo de entrega das propostas de trabalho e do pagamento de bolsas, anteriormente marcados para abril de 2021 e estendidos até o final de junho do mesmo ano. O processo de readaptação também é enfatizado pelo pró-reitor. “Fizemos diversas rodas de conversa on-line, o que foi muito positivo, pois houve uma grande interação e troca de experiências e idéias entre os responsáveis pelos projetos. Essa interação permitiu a construção de redes, a criação de parcerias e o surgimento de novas possibilidades de atuação”, avalia.

Pibex 2021 e Circulação Artística
A Pró-Reitoria está lançando o edital do Programa de Bolsas de Extensão (Pibex) 2021, que foi debatido e construído com a Comissão de Extensão. Entre as novidades, está a previsão de adaptação à cenários de impossibilidade de ações presenciais de extensão.

Além do Pibex, o edital de Apoio à Criação e Circulação Artística está aberto para submissão de propostas até 30 de setembro. “Decidimos manter o calendário dos editais da Proex para garantir a realização dos projetos no próximo ano”, explica Brinati. Em outra frente de ação comunitária, foi aprovada em junho, no Conselho Superior, a Política de Uso do Centro de Referência de Cultura Popular Max Justo Guedes, o Fortim dos Emboabas.

Com o cancelamento do Inverno Cultural por causa das medidas de segurança de combate à Covid-19, a Proex, em parceria com a Assessoria de Comunicação da UFSJ, produziu um vídeo para informar à comunidade a decisão de não realizar o evento. Porém, Francisco Brinati garante que as negociações para o evento do ano que vem já estão sendo realizadas, e o festival debatido internamente com os setores responsáveis pela produção. A Pró-Reitoria tem mantido, virtualmente, nas redes sociais do Centro Cultural da UFSJ, o Festival Fica em Casa, com dicas culturais e de ações da Universidade.

Outro trabalho destacado pela Proex nesses 100 dias foi o levantamento das demandas dos discentes e docentes com diferença funcional para as atividades remotas emergenciais, realizado pelo Setor de Inclusão e Assuntos Comunitários (Sinac). Visando à melhoria das condições de teletrabalho dos servidores da Pró-Reitoria, foram distribuídos 13 notebooks novos para os técnicos. Todos os que solicitaram receberam equipamentos acautelados.

Entre reuniões virtuais e participações em fóruns regionais e nacionais de Extensão e Cultura, a Proex buscou se adaptar aos novos tempos para permitir que sua missão maior, o intercâmbio com a comunidade, acontecesse da melhor maneira possível, mesmo que as condições impostas pela pandemia não colaborassem.

Acompanhe aqui, ao longo dos próximos dias, e em nossas redes sociais,
a série de reportagens sobre os 100 dias de trabalho da atual gestão da UFSJ.