Foripes se manifesta sobre despejo de famílias do Quilombo Campo Grande

Publicada em 18/08/2020

O Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes), que representa as 19 instituições de Ensino Superior públicas do Estado, manifestou, na sexta, 14, o repúdio pela a ação de reintegração de posse desferida sobre as famílias de agricultores e agricultoras do acampamento Quilombo Campo Grande, na cidade de Campo do Meio, sul de Minas, durante o período de pandemia de Covid-19. O documento alerta sobre os riscos da ação para a saúde das 450 famílias que vivem e produzem no local.

O Foripes alertou sobre o risco do despejo nesse contexto de pandemia da Covid-19, principalmente pelas recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, em relação à necessidade de distanciamento social. A manifestação dos reitores e reitoras destaca: “Em meio à crise de saúde pública, gerada pela pandemia de Covid-19, a ação de despejo pode provocar diversos impactos de ordem social, econômica e psíquica naquela comunidade, lançando-a numa situação de vulnerabilidade social ainda maior nesse contexto de crise em que o país já registra mais de 100 mil mortes pelo novo coronavírus.”

Conforme o documento do Fórum, o Acampamento Quilombo Campo Grande representa um dos maiores conflitos agrários do Brasil, que dura duas décadas, e o despejo das famílias pode acarretar prejuízos para a economia e abastecimento na região. Diligência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, realizada em em 2018, identificou cerca de “40 hectares de hortas, 60 mil árvores nativas e 60 mil árvores frutíferas, além da produção de oito toneladas de mel. A área ocupada pelo Quilombo é de cerca de quatro mil hectares. Novecentos são área de preservação. O restante, 3.100 hectares, tem 95% da terra transformada em área produtiva.”

O Foripes encerra o documento com a expressa manifestação de repúdio à violência e a ações para impedir a entrada de mantimentos e a cobertura da imprensa no local. E conclui: “Solidarizando-se com as famílias do Acampamento Quilombo Campo Grande, o Foripes requer das autoridades competentes a suspensão da reintegração de posse nesse período de pandemia, a garantia da vida e dos direitos fundamentais de todas as famílias acampadas.”

Confira a manifestação do Foripes na íntegra.