Comissão de Ética lança sistema de solicitação on-line

Publicada em 18/08/2020 - Fonte: ASCOM

A Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) da UFSJ lançou, neste mês, o novo sistema eletrônico para submissão e acompanhamento de projetos para uso de animais em pesquisa, ensino e extensão. O Sistema Ceua poderá ser acessado por qualquer professor, técnico efetivo e pesquisador credenciado na UFSJ, que faça uso de animal e material biológico. O processo passa a ser realizado on-line de modo exclusivo e obrigatório a partir de setembro.

A mudança tem como objetivo automatizar as atividades da Comissão, não sendo mais necessária a tramitação de documentos impressos. Assim, a submissão de formulários e documentos obrigatórios passa a atender integralmente às exigências do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), com o bloqueio de campos em branco, além da cobrança automática dos relatórios parciais e finais dos projetos aprovados. E mais: dessa forma, as operações podem ser feitas mantendo as medidas de distanciamento previstas no enfrentamento à pandemia da Covid-19, além de permitir a integração entre os campus fora de sede.

A Comissão de Ética disponibilizou dois vídeos explicativos de uso do Sistema Ceua on-line. O primeiro, produzido pela Empresa SRD, explica o modo de uso geral do novo sistema. O segundo trata de informações acerca da documentação comprobatória para a submissão de projetos.

A Ceua
A Comissão de Ética no Uso de Animais tem o papel de fazer cumprir as atribuições previstas na Lei nº 11.794/2008, que estabelece mecanismos para regulamentar a produção, manutenção e a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica. Todos os experimentos que fazem uso de animais vivos ou de material biológico extraído de animais precisam de aprovação prévia da Ceua.

A Comissão faz uso de dois critérios gerais para análise dos projetos:
1) Respeito ao organismo senciente, pelo treinamento e experiência dos “pesquisadores” da espécie animal utilizada para estudo, conhecimento do comportamento e necessidades do animal para manipulação adequada, garantia de bem-estar e redução do sofrimento, e de sua procedência, para garantir condições adequadas das instalações de produção, manutenção e experimentação;
2) Relevância do estudo, ou seja, considerar a importância do trabalho, as justificativas para o uso do animal, a adequação dos procedimentos experimentais e a importância dos resultados à realidade de um tratamento para o ser humano ou outro animal.

Para mais informações, acesse o website da Comissão. Para solicitar suporte técnico para o novo sistema, envie seu pedido para este e-mail.

Samara Santos
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom