Prope apresenta resultados positivos no primeiro trimestre de gestão

Publicada em 18/08/2020

O dia a dia da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) é marcado por uma rotina movimentada. O trabalho desenvolvido no primeiro trimestre da gestão 2020-2024 soma resultados positivos, alcançados em meio aos desafios enfrentados durante a pandemia. Liderada pelos professores Stênio Nunes Alves, juntamente com o pró-reitor adjunto, Afonso de Alencastro Graça Filho, a Prope é composta por uma equipe de 14 profissionais, que atuam nas rotinas institucionais do setor.

O pró-reitor Stênio Alves define como desafiador o momento a ser enfrentado. “O distanciamento e as restrições impostos pela Covid-19 trouxeram dificuldades para a resolução de problemas que são solucionados sempre de forma conjunta pela equipe, a quem devo o bom desempenho da Prope.” Já Afonso de Alencastro destaca a importância da interação entre as pessoas para que as atividades de pesquisa e pós-graduação sejam efetuadas de maneira satisfatória. “Nesse período de grande aprendizado, percebemos a necessidade de adaptação a novas ferramentas e rotinas, nas quais o diálogo é fundamental, tanto dentro da Prope quanto com os demais setores da UFSJ, para desenvolvermos o trabalho proposto.”

Mais pesquisa
Uma das principais ações de sucesso nesses 100 dias foi o aumento do quantitativo de bolsas de iniciação científica concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A UFSJ foi contemplada com 153 bolsas, 22,5% a mais que no ano passado. Esse montante representa um total de R$ 716,4 mil que irá fomentar, durante 12 meses, a participação de estudantes no desenvolvimento de pesquisas científicas, de inovação e tecnológicas. O professor André Luiz Mota, pró-reitor até maio deste ano, foi responsável pela submissão dos projetos ao CNPq, cujo processo foi concluído no início de agosto.

Aulas a distância
Para retomar as atividades acadêmicas, a comissão criada pela Prope elaborou proposta de ensino remoto para a pós-graduação. Todas as ações foram debatidas de forma democrática com estudantes, técnico-administrativos e professores envolvidos. Segundo o pró-reitor adjunto, “o planejamento reflete a realidade da comunidade acadêmica e está sendo apreciado pelo Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão, o Conep.”

Digitalização de processos
A Pró-Reitoria também promove a migração dos fluxos da pós-graduação da UFSJ para a plataforma do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf), treinamentos vêm sendo realizados com o intuito de capacitar técnicos, professores e alunos para a utilização da ferramenta. De acordo com Stênio Alves, “a mudança trará mais agilidade aos procedimentos internos, que passarão a ser realizados de maneira totalmente digitalizada”, explica.

Realizações futuras
O planejamento de ações a serem efetuadas até 2024 também está presente nas rotinas da Prope. A equipe dedica seus esforços a efetivar o apoio a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a implantar a Editora UFSJ e a promover a primeira edição do Prêmio Milton Santos, voltado para o reconhecimento das melhores teses e dissertações produzidas na Universidade. Os debates e estudos incluem, ainda, a realização do Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ em formato on-line.

Acompanhe aqui, ao longo dos próximos dias, e em nossas redes sociais,
a série de reportagens sobre os 100 dias de trabalho da atual gestão da UFSJ.