Núcleos trabalham em conjunto para vencer os desafios impostos pela pandemia

Publicada em 24/08/2020

Há cinco meses o país convive com uma realidade inédita para toda uma geração: a pandemia do novo coronavírus, que forçou mudanças bruscas em nosso cotidiano, afetando individualidades e coletividades, entre as quais todos aqueles que compõem a comunidade acadêmica da Universidade Federal de São João del-Rei.

A Universidade, como um organismo vivo, não para: vem contribuindo para combater a disseminação do vírus e oferecer atendimento e acolhimento à população. Internamente, se prepara para o início do período remoto emergencial, na graduação e na pós, com o apoio de dois setores essenciais à implementação dos semestres extemporâneos: o Núcleo de Educação a Distância (Nead) e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf).

Como pontua a coordenadora do Nead, professora Rejane Corrêa da Rocha, por mais que as nomenclaturas possam induzir interpretações, Ensino Remoto Emergencial (ERE) não é o mesmo que Educação a Distância (EAD). Esta segue legislação específica, oferecendo cursos marcados pelo caráter didático-pedagógico assíncrono. O número de vagas é maior, o protocolo de avaliação discente é padronizado e previamente estabelecido por normas, e conta com apoio de tutores que acompanham, pela plataforma Moodle, a frequência discente no ambiente virtual.

O calendário do Nead não foi interrompido em virtude da pandemia. A principal mudança ocorrida foi a aplicação de provas remotas; antes, todos os exames, assim como as bancas de avaliação, eram realizados presencialmente. “O plugin utilizado para a realização das provas foi desenvolvido por professores da UFSJ, Matheus Viana e Diego Dias, num projeto financiado pela Capes, e que vem sendo aplicado em outras instituições de ensino”, destaca Rejane.

Semestre emergencial
O Nead vem atuando para auxiliar a realização do semestre emergencial em várias frentes.
Em parceria com as pró-reitorias de Ensino de Graduação e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, docentes e técnicos da UFSJ tiveram acesso a cursos de capacitação por meio da Plataforma de Extensão do Núcleo.

A Coordenação de Tecnologia tem se dedicado à manutenção dos sistemas virtuais num momento em que todas as plataformas vêm recebendo mais acessos. A preparação de tutoriais para a utilização do Portal Didático, o ambiente virtual de aprendizagem da UFSJ, é outra ação de suporte ao ensino emergencial. Segundo Rejane, o sistema de eleições também registra crescimento de demanda, uma vez que departamentos, coordenações e colegiados precisam seguir com seus trâmites internos.

Estrutura necessária
Há menos de um mês para o início do período remoto emergencial, o Núcleo de Tecnologia da Informação da UFSJ (NTInf), se vê diante de uma tarefa inédita: manter a estrutura necessária para que as aulas remotas aconteçam, ao mesmo tempo em que trabalha no desenvolvimento de um sistema que substitua o atual (Contac), de outro que automatize a solicitação de diplomas, e de mais outro, que incentive o uso do e-mail institucional por todos os alunos.

Para ficar apenas na ponta do suporte acadêmico, um projeto de grande valor para a equipe do NTInf é a criação de plataforma de conferências on-line própria, que está na fase de testes, num sistema semelhante ao Portal Didático, a ser aplicada também no retorno presencial. O que será viável graças à implantação, em todos os prédios dos campi de São João del-Rei, de antenas que potencializam a captação do sinal sem fio - trata-se do projeto WI-FI UFSJ, que já tem reserva técnica para atender aos campi fora de sede.

Além de garantir a conexão de internet para toda a comunidade acadêmica em todos os campi da UFSJ, gerindo, igualmente, os cadastros de acesso à intranet, o NTInf assegura a manutenção da rede física que mantém ativo todo o sistema administrativo. A equipe desenvolve sistemas por demandas e trabalha com aqueles adquiridos pela Universidade, como o SIG. E prioriza o uso de softwares livres: quem, por exemplo, utiliza os computadores dos laboratórios e das bibliotecas da UFSJ sabe que, por se tratar de uma instituição federal, é prioridade o uso de programas de código aberto.

Para o diretor do NTInf, Rodrigo Santos, todas essas ações convergem para uma intenção clara: tornar o Núcleo transparente aos olhos da comunidade. “Que nosso trabalho seja tão bem feito, que tudo funcione como o planejado, para que as pessoas nem se lembrem da gente.”

João Vítor Bessa
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom