Museu Regional prorroga inscrições para simpósio

Publicada em 25/08/2020 - Fonte: ASCOM

Foi prorrogado o prazo para as inscrições de comunicações orais no I Simpósio Virtual do Museu Regional de São João del-Rei. Os interessados podem submeter seus trabalhos até a próxima sexta, 28. O Simpósio vai discutir o tema Reflexões acerca da identidade e identificação do Museu.

A iniciativa virtual terá a participação de colaboradores da instituição, pesquisadores e convidados. A programação das mesas temáticas será divulgada em breve no site, no qual estarão disponíveis também edital e bibliografia básica, e pelas redes sociais do Museu. O Simpósio está inserido na programação da 14ª Primavera de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre entre os dias 21 e 27 de setembro.

A proposta desse evento surgiu a partir da necessidade de se refletir e reforçar a identidade do Museu Regional de São João del-Rei e a forma como a comunidade o identifica. De acordo com a diretora Eliane Zanatta, “o Simpósio tem como objetivo identificar, analisar, avaliar e refletir sobre as dimensões do nosso Museu, visando ampliar a sua atuação no campo da preservação, da acessibilidade, da sustentabilidade e da investigação.”

Pesquisadores e profissionais de áreas ligadas ao campo museal que desejarem participar do evento poderão se inscrever para as comunicações orais, bastando enviar um resumo simples sobre sua pesquisa, e disponibilizar um vídeo apresentando seu objeto de estudo. Os trabalhos escolhidos serão transmitidos nas plataformas digitais do Museu. Haverá publicação de anais.

Primavera de Museus
Realizada tradicionalmente durante o mês de setembro, a Primavera de Museus é uma iniciativa desenvolvida pelo Ibram e realizada desde 2007. O projeto possui um tema específico para cada edição e tem como objetivo divulgar e promover as ações desenvolvidas por museus de todas as regiões do Brasil. Para 2020, o tema escolhido para foi Mundo digital: museus em transformação.

Museu Regional de São João del-Rei
Aberto ao público em 1963, o Museu Regional de São João del-Rei é sediado em um casarão datado de meados do século XIX. A construção do imóvel partiu do desejo do Comendador João Antônio da Silva Mourão, poderoso comerciante são-joanense, em possuir um espaço para abrigar sua residência e também um comércio de secos e molhados. O sobrado passou pelas mãos de duas famílias, até ser vendido para uma empreiteira. Foi parcialmente demolido, desapropriado e restaurado. Das ruínas, veio a se tornar o Museu que hoje conta com um acervo arquivístico, bibliográfico e museológico diversificado, que cobre o final do século XVIII e início do século XX. A coleção traz obras de arte sacra, utensílios e mobiliários domésticos, imaginária, documentos e uma biblioteca especializada em Arte, História e arquitetura.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Museu Regional de São João del-Rei.