UFSJ participa de evento internacional sobre desafios da pecuária sustentável

Publicada em 02/09/2020

A UFSJ estará presente, nesta quarta, 3, no evento internacional Covid-19 - Impactos, desafios e aprendizagens para a produção animal sustentável na América Latina. O professor Rogério Martins Maurício, do Departamento de Engenharia de Biossistemas (Depeb), é um dos organizadores da iniciativa, que apresentará as ações desenvolvidas pelas cadeias de produção pecuária, durante a pandemia, reunindo experiências de 11 diferentes países latino-americanos. Realizado pela Plataforma Global para a Pecuária Sustentável (GASL), o evento começa a partir de 11h. Os interessados podem se inscrever por meio deste link.

Para colher informações, uma pesquisa foi realizada por meio de questionário, enviado a pessoas-chave dos 22 países da América Latina, dos quais 11 contribuíram com relatos. Foram convidados a participar produtores, representantes dos governos, iniciativa privada, indústria, acadêmicos, associações e cooperativas, ligados ao setor pecuário. Além do Brasil, o evento contará ainda com a participação de organizadores do Uruguai, Argentina e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Representante do Brasil desde 2011 nessa proposta, que busca o desenvolvimento de uma pecuária sustentável para o planeta, o professor Rogério explica que o encontro irá apresentar as ações multissetoriais de cada país para enfrentar os desafios implicados pela Covid-19. “Ao promover esse intercâmbio de informações, visamos compartilhar exemplos que possam ser adotados por outros países, e criar estratégias de respostas para construir um futuro mais sustentável para o setor”, complementa.

Mobilização global
A GASL é uma plataforma multiator que busca promover e orientar o desenvolvimento sustentável do setor pecuário global. Fornece ainda ferramentas para enfrentar de maneira abrangente os múltiplos desafios do setor, facilitando o diálogo em âmbito mundial e promovendo práticas locais e mudanças de políticas, com foco em inovação, capacitação, incentivos e ambientes propícios.

Além da América Latina, Covid-19 - Impactos, desafios e aprendizagens para a produção animal sustentável na América Latina realiza encontros na Oceania, África, América do Norte, Europa e Ásia. O conteúdo produzido pelos participantes regionais integrará o encontro global que acontece entre 14 e 18 de setembro.