Novo conselho toma posse no Hospital das Mercês

Publicada em 04/09/2020

Em cerimônia realizada no final de agosto, tomaram posse os novos integrantes do Conselho Administrativo do Hospital de Nossa Senhora das Mercês. O novo presidente, Ricardo Rocha Camarano, empossou seus cinco diretores, e também os representantes da UFSJ, que atua como co-gestora, sendo o Hospital campo de prática para os alunos dos cursos de Medicina da Universidade.

A composição do novo Conselho: Alfredo Carlos Guimarães, Antônio Marcos dos Santos, Bernardo Augusto Zanetti Pugliese, Roberto Mazzoni Camarano, Victor Ivan Lopes Tarôco; representando a Universidade, Tarso Magno Leite Ribeiro, Alexandre Nunes Pessoa, Américo Calsavara Neto, Nathália Nascimento Vasconcelos, Vanessa Cristina de Paiva Oliveira. Padre Geraldo Magela da Silva, pároco e assistente espiritual da Arquiconfraria, oficiou a celebração religiosa e conduziu a cerimônia de posse.

Assista ao vídeo do evento na página da TV UFSJ.

História
O Hospital de Nossa Senhora das Mercês (HNSM), filantrópico, pertence à Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês. Inaugurado em 5 de novembro de 1942, sua história está ligada a uma promessa feita pelo alfaiate Antônio de Paula Afonso aos pés da imagem mercedária. Seguindo carreira bem sucedida como leiloeiro no Rio de Janeiro, Antônio lançou, em 1936, a pedra fundamental do que seria o hospital como o conhecemos hoje.

A parceria com a Federal de São João del-Rei abre a possibilidade de o HNSM se tornar um hospital universitário. Atualmente, seu diretor clínico é Juarez Leite Corrêa; o vice, José Augusto de Vasconcellos; o diretor técnico, José Gabriel Knuppel, assessorados pelos advogados Rodolfo Silva Moura Vale e Karin Cristine Magnan Miyahira, e superintendência administrativa de Patrícia Aparecida de Resende Vieira.