Em parceria com Azul, Engenharia Mecânica realiza aula inaugural

Publicada em 11/09/2020

Agendada para esta segunda-feira, 14, às 19h, a aula inaugural do curso de Engenharia Mecânica da UFSJ. O evento acontece graças à parceria entre a Universidade e a empresa Azul Linhas Aéreas, com apoio do Grupo PET Engenharia Mecânica. A atividade será transmitida on-line pela TV UFSJ.

A aula inaugural terá a participação do reitor da UFSJ, professor Marcelo Andrade, do gerente de Engenharia de Operações da Azul, Milton Feitosa, do coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Jorge Nei Brito, e do estudante e membro do PET Mecânica, Gabriel Turini. Os convidados discutirão o tema UFSJ e Azul: asas para o futuro.

De acordo com o professor Antônio Sabariz, do Departamento de Engenharia Mecânica (Demec), e tutor do Grupo PET, a ideia da parceria com a Azul surgiu em uma reunião por videoconferência com a representante da área de Recursos Humanos da empresa, Maria Ritter. Eleita recentemente a melhor companhia aérea do mundo, a Azul tem agora por estratégia desenvolver um programa de employer branding, no qual podem se encaixar alguns projetos da UFSJ. “Levei à reunião a proposta de que alguns TCC’s fossem desenvolvidos na Azul, com orientação compartilhada entre a empresa e nossos docentes”, afirma Sabariz.

Essa abertura pode pavimentar também, na opinião de Sabariz, um novo campo de prática para o Grupo PET, que já tem por estratégia articular e desenvolver projetos que agregam qualidade ao curso e à Universidade. A Azul, por sua vez, reconhece o potencial das pesquisas desenvolvidas nas universidades federais, na busca por soluções criativas para a complexidade do mundo atual. “Acredito que essa parceria se inicia com a aula inaugural de segunda, pois vai levar uma palavra de otimismo a toda comunidade da UFSJ, no sentido de que sairemos disso com muito aprendizado”, avalia o professor.

Conduzida pela assessora de Relações Interinstitucionais, professora Luciene Tófoli, essa live se insere na programação do Projeto UFSJ Convida.