UFSJ realiza evento nacional de Geografia

Publicada em 15/09/2020

Começa nesta quarta, 16, o IV Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia. O evento, que vai até sábado, 19, é realizado pela UFSJ, sob a responsabilidade do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Educação e Riscos (Gepeger), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeog). Devido à pandemia da Covid-19, o IV Colóquio acontecerá em formato on-line.

O tema será Contribuições da Geografia Física para o ensino: desafios na formação docente, nas práticas e na abordagem do risco ambiental na geografia escolar. Segundo os organizadores, a partir dessa temática se procura dar continuidade à discussão sobre o papel desempenhado pelo Ensino Superior na formação e na atuação docente, bem como no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem voltados à construção de conhecimentos que favoreçam a análise do espaço geográfico.

O Colóquio ocorrerá na plataforma YouTube do Gepeger e é destinado a docentes e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia, de áreas afins, professores da Educação Básica, docentes do Ensino Superior e pesquisadores da linha de ensino de Geografia, Geografia Física e demais interessados no tema.

A programação está estruturada em duas conferências, de abertura e de encerramento, três mesas-redondas com temática diversas, três grupos de trabalho e eventos. Nessas atividades estão programadas participações de pesquisadores de diversos estados brasileiros e do exterior, como o professor da Universidade de Coimbra, Luciano Lourenço, que proferirá a conferência de abertura, dia 16, às 15h15, ao lado dos professores da UFSJ, Carla Juscélia de Oliveira Souza e André Negreiros.

De acordo com a professora Carla, o evento já tem quase 600 participantes inscritos, de todas as regiões do país. Para ela, o evento em São João del-Rei busca ampliar diálogos. “Desde a primeira edição, em 2014, na UFMG, o Colóquio vem crescendo. O que nós esperamos ao trazer essas discussões para São João del-Rei e região é ampliar os diálogos entre os diversos grupos de pesquisadores, aumentando também a nossa rede”, afirma.

Outras informações, e a programação completa do evento, podem ser conferidas neste link.