Projeto PrOVIDa: seis meses no enfrentamento à Covid-19

Publicada em 19/09/2020 - Fonte: ASCOM

Dia 19 de setembro, o Projeto PrOVIDa completou seis meses de existência. Em março, bem no início das mobilizações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 no país, alguns professores do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ) se reuniram para discutir as ações a serem desenvolvidas pelo grupo nos meses subsequentes.

Implementado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa) e com a Rede de Teleassistência de Minas Gerais, o projeto conta, atualmente, com uma equipe de 15 enfermeiros, 12 médicos, 35 alunos, e mais outros colaboradores, entre docentes, técnicos e profissionais de saúde. Ao longo desses seis meses de atuação, essa equipe multidisciplinar ofereceu treinamento a todas as 44 equipes das Unidades Básicas de Saúde de Divinópolis, com o objetivo de capacitar seus profissionais na abordagem e manejo inicial dos casos suspeitos de Covid-19. O PrOVIDa já atendeu, também, a mais de dois mil pacientes do município, por meio do TeleCovid - Sistema de Teleassistência e Telemonitoramento para casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus.

Nas palavras do coordenador do projeto, professor Gustavo Rocha, esses dados comprovam a contribuição significativa do PrOVIDa no combate à pandemia no município. “Além de evidenciar o papel social da Universidade e o grande benefício que a instituição traz para a comunidade de Divinópolis e seu entorno”, destaca.

Para saber mais sobre o Projeto PrOVIDa, leia matéria publicada nesta página.