Equipe NoizAvua Aerodesign abre processo seletivo

Publicada em 29/09/2020

A Equipe NoizAvua Aerodesign abre edital para seleção de novos integrantes. Ao todo, são 14 vagas exclusivas para discentes dos cursos de Engenharia do Campus Alto Paraopeba da UFSJ (CAP). O Noizavua é um projeto de extensão voltado para o estudo e desenvolvimento de aeronaves rádio controladas de alto desempenho.

A etapa de inscrição se encerra no dia 4 de outubro, com confirmação enviada para o e-mail dos candidatos. Cada um deve preencher e enviar a ficha de inscrição, junto de seu currículo e extrato escolar, para este endereço. O processo de seleção consiste em prova escrita e entrevista, realizadas on-line nos dias 5 e 7 de outubro, respectivamente.

Fundada em 2012 por estudantes do CAP, a NoizAvua Aerodesign é um projeto de aeromodelismo, ou seja, envolve a construção e vôo de aeronaves em escala reduzida. Tem por objetivo o desenvolvimento profissional de estudantes de graduação com interesse nessa área. Atualmente, 21 pessoas compõem a equipe, que é orientada pelo professor Ricardo Falcão.

Larissa Leite, aluna da Mecatrônica, uma das integrantes da NoizAvua e organizadora do processo seletivo, conta que este tem sido um ano de desafios para o projeto, já que a pandemia impediu a realização de eventos e reuniões presenciais. No entanto, o trabalho não parou: “Seguimos com reuniões virtuais, cumprindo o cronograma proposto, e buscando aprofundar nossos conhecimentos na área.”

Todos os anos, a equipe participa de competições em que colocam à prova suas aeronaves e seus projetos, como a SAE AeroDesign, edição 2019, tradicionalmente realizada em São José dos Campos (SP). As ações do projeto, contudo, não se resumem à agenda de competições. “Somos sócios de um clube de aeromodelismo na região, que nos oferece mais facilidade nos testes de voo.” Em contrapartida, a equipe reformou o espaço da oficina, melhorando as condições de uso para todos os integrantes do clube. Larissa aponta que também houve avanços em relação aos materiais utilizados nos projetos de aeronaves, por meio da busca de patrocinadores locais, nacionais e até mesmo internacionais.

Vagas
São 14 vagas oferecidas, duas para cada um dos setores definidos em edital. Entre as funções com disponibilidade estão as de assessores de Aerodinâmica, Elétrica e Gestão de Projetos. Para concorrer às vagas, se exige matrícula regular em qualquer um dos cursos de Engenharia do Campus Alto Paraopeba: Bioprocessos, Civil, Mecatrônica, Química ou Telecomunicações. A página do projeto no Instagram é outra opção de contato direto.

João Vítor Bessa
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom