Palestra sobre formação docente marca retorno das atividades do Pibid

Publicada em 29/09/2020

A UFSJ promove, nesta quinta, 1º de outubro, às 19h, a palestra Responsabilidade social das Universidades: a formação de professores e a Educação Básica, com transmissão pelo canal da TV UFSJ no YouTube. A pesquisadora Bernardete Gatti, professora aposentada da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, é a palestrante convidada.

Bernardete Gatti é referência nas áreas de Formação de professores, Avaliação educacional e metodologias da investigação científica. Ocupa a cadeira nº 27 da Academia Paulista de Educação, e hoje é coordenadora de pesquisas na Fundação Carlos Chagas.

O convite para falar aos alunos da UFSJ vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) partiu da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), para abrir com chave de ouro a retomada do período de atividades do Pibid e da Residência Pedagógica. Para a coordenadora do Pibid, professora Luciani Dalmaschio, a renovação do Programa é muito importante para a formação dos estudantes das licenciaturas que a UFSJ oferece. “É quando eles vão estar em uma escola real, com alunos reais, e vão poder vivenciar a prática docente de maneira muito mais efetiva e concreta.”

Diante dos desafios atuais enfrentados na Educação, a professora Bernardete Gatti enxerga a fragmentação das formações educacionais como um dos grandes problemas. “Você se forma nos conteúdos, mas não faz a ligação com o currículo da Educação Básica e nem com os meios para desenvolver ambientes de aprendizagem”, avalia. Mesmo assim, tem uma visão positiva em relação ao futuro. “Vejo que as instituições têm repensado suas formações, sua vocação primeira. Aos futuros professores eu diria coragem! Porque vocês são aqueles que vão construir o futuro do Brasil.”

O Pibid proporciona ao estudante de licenciatura, da primeira metade do curso, entender o cotidiano e a dinâmica da escola pública, já que é a primeira vez que ele entrará em sala de aula sem ser o aluno. A Residência Pedagógica tem por objetivo aperfeiçoar o estágio curricular supervisionado, a partir da segunda metade do curso, promovendo a imersão dos futuros professores nas escolas públicas.

Para não perder o início da palestra, acesse o link da TV UFSJ e ative o lembrete.