UFSJ inicia campanha de prevenção e detecção precoce do câncer de mama

Publicada em 02/10/2020 - Fonte: ASCOM

Em 2020, estima-se que o Brasil terá mais de 60 mil casos de câncer de mama. É o câncer que mais mata as mulheres no país - foram cerca de 17 mil perdas em 2018. A boa notícia é que, se detectado no início, pode ser tratado com sucesso. Por isso, temos um mês inteiro dedicado à prevenção e detecção precoce da doença, o Outubro Rosa - recentemente também foi incluído na campanha o câncer de colo de útero.

Pode parecer estranho falar em “prevenção”, uma vez que a doença tem diversos fatores de risco e nem todos são controláveis, mas é possível diminuir as chances de desenvolvê-la. A cada 12 meses de amamentação, por exemplo, as possibilidades diminuem em mais de 4%, segundo o Ministério da Saúde. A prevenção também está relacionada ao controle dos fatores de risco e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores, como alerta o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Embora fatores hereditários e aqueles associados ao ciclo reprodutivo da mulher nem sempre sejam modificáveis, outros podem ser trabalhados, como o excesso de peso corporal, a falta de atividade física, o consumo de álcool. Como medidas que podem contribuir para a prevenção da doença, são incentivadas a prática de atividade física, a manutenção do peso corporal adequado, a alimentação saudável e evitar bebidas alcóolicas.

Outro pilar da campanha Outubro Rosa é a detecção precoce do câncer de mama. Para isso, são usadas estratégias como educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento de casos suspeitos e, ainda, o acesso rápido aos serviços de saúde. A orientação do Inca é que a mulher observe e palpe suas mamas sempre que se sentir confortável para tal, sem necessidade de aprender uma técnica de autoexame, e valorize a eventual descoberta de pequenas alterações mamárias suspeitas. A mulher deve ser estimulada a procurar esclarecimento médico, em qualquer idade, sempre que perceber alguma alteração suspeita.

A UFSJ lança hoje, 2 de outubro, a sua campanha pela prevenção e detecção precoce do câncer de mama. A data relembra a primeira iniciativa conhecida no Brasil relacionada ao Outubro Rosa: a iluminação em rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, em 2002.

Lembre-se de buscar informações apenas em fontes confiáveis. Informação correta pode salvar vidas. Acesse:
https://www.inca.gov.br/
https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-de-mama/acoes-de-controle/deteccao-precoce