Dia Nacional da Coleta de Alimentos recebe doações on-line

Publicada em 22/10/2020 - Fonte: ASCOM

Até o dia 7 de novembro, você pode se tornar um colaborador do Dia Nacional da Coleta de Alimentos. Essa é uma campanha de arrecadação de alimentos para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Realizada pela Companhia das Obras, associação sem fins lucrativos fundada na Itália, em 1986, chegou ao Brasil em 1999, com o objetivo de auxiliar empresários, organizações sem fins lucrativos, gestores e profissionais a desenvolver ações pontuais que promovam o bem de todos.

A Coleta de Alimentos é feita por meio de aporte financeiro de empresas e pessoas que apoiam o projeto. Voluntários organizam todo o gesto e fazem a coleta; supermercados disponibilizam suas lojas como espaço físico para o recebimento das doações; bancos de alimentos fazem a estocagem, distribuição e acompanhamento dos alimentos arrecadados e entregues às instituições de caridade selecionadas.

A campanha ocorre desde 2006 e, nesses 14 anos, já arrecadou cerca de 1.700 toneladas de alimentos, tendo a participação de mais de 71 mil voluntários, beneficiando centenas de milhares de pessoas em todo o Brasil.Desde 2009, São João del-Rei participa desse projeto, que em 2019 contou com o apoio de sete supermercados e coletou 4.620 quilos. No Brasil todo, ano passado, foram 186.909 quilos de alimentos arrecadados, 2013 entidades beneficiadas e 350.248 pessoas beneficiadas.

Neste ano, 40 cidades aderiram à campanha, beneficiando milhares de pessoas em todas as regiões do Brasil. O total arrecadado será integralmente revertido em alimentos, que serão distribuídos a entidades beneficentes, por meio de bancos de alimentos, como o Mesa Brasil/SESC e a Sociedade de São Vicente de Paulo.

Na UFSJ, alunos, professores e técnicos fazem parte da rede de voluntários, seja divulgando o evento, seja fazendo ou recebendo suas doações.Com a pandemia da Covid-19, os voluntários não poderão atuar diretamente nos supermercados, como nos anos anteriores. A Coleta 2020 será realizada on-line, por meio de doações em dinheiro.

Como doar?
As doações em dinheiro serão feitas pela Plataforma Sympla, de modo que a garantir segurança e transparência. Para doar, clique aqui.
O total arrecadado será integralmente revertido em alimentos. No dia 7 de novembro, está programada live de encerramento, transmitida no canal da Coleta, no YouTube.