Cada técnico, uma história a ser contada<br /><br />

Publicada em 27/10/2020 - Fonte: ASCOM

José Luiz de Souza é técnico do Laboratório de Engenharia Química no Campus Alto Paraopeba (CAP), em Ouro Branco, desde 2010. Toda a sua formação estudantil aconteceu na UFSJ. Primeiro como aluno da graduação em Engenharia Química (2009), depois como mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias do Desenvolvimento Sustentável (PPGTDS) e, atualmente, como doutorando do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais (PPGMQ/MG). Antes de trabalhar nos laboratórios de Química da UFSJ, José Luiz também atuou como técnico de laboratório por dois anos na Gerdau de Ouro Branco, vizinha ao CAP.

Como é o trabalho que você executa no dia a dia?
De forma mais rotineira, trabalho preparando aulas práticas para os alunos dos cursos de Engenharia Química e de Bioprocessos. Auxilio os alunos de graduação e pós-graduação que fazem pesquisas nos laboratórios em que atuo. Faço controle de materiais, vidrarias, reagentes e demais insumos, além do planejamento de necessidades.

Como você avalia a importância do seu setor e do seu trabalho na UFSJ?
Acredito que meu setor é de suma importância, principalmente para os alunos que fazem pesquisas ou aulas práticas nos laboratórios. A presença de kits didáticos experimentais e de equipamentos analíticos sofisticados permite que os alunos possam aplicar e observar experimentalmente o que aprendem na teoria. O trabalho do técnico dá suporte aos alunos menos experientes, que não sabem ou têm dúvidas na operação de equipamentos ou na realização de alguns ensaios específicos. Os usuários se sentem mais seguros na presença dos técnicos.

Tem algum caso interessante que você poderia nos contar?
Sim, casos de valorização e gratidão. Cássia Santana, que fez graduação e mestrado em Engenharia Química no CAP, após concluir suas atividades no laboratório, entregou a cada um dos técnicos um chocolate, com uma mensagem de agradecimento pelo apoio que prestamos a ela. Esse gesto mostra que somos importantes no que fazemos, dizendo também que, quando servimos ao público com boa vontade, alegria e respeito, somos valorizados.

Como a pandemia afetou a realidade do seu trabalho?
Infelizmente, toda a parte experimental ou de pesquisa presencial não é possível ser realizada de forma remota. De casa, só é possível fazer o planejamento de compras de materiais.

Do que sente mais saudades do trabalho presencial?
O ambiente de trabalho dentro de um laboratório de pesquisa é muito agradável. Sinto falta do convívio diário com os demais colegas do setor, de ver alunos satisfeitos quando alcançam bons resultados em suas pesquisas, da equipe de limpeza, que não mede esforços para deixar o ambiente limpo e acolhedor.

Que mensagem gostaria de deixar registrada pelo nosso dia?
O servidor público é um bem para a sociedade e precisa ser mais valorizado. Eu me sinto honrado em servir a um público tão heterogêneo e ser útil a diversos alunos e professores que frequentam meu setor diariamente.