"As universidades públicas contribuem para diminuir desigualdades"

Publicada em 03/11/2020

Matheus Gomes de Almeida é daqueles que defende o servidor público com bons argumentos. Se o assunto é ensino público, ele lembra que “as universidades públicas têm contribuído para diminuir desigualdades no país e têm cumprido sua função social.” Quando estudante da UFMG, fez parte do Centro Acadêmico. Na UFSJ, as experiências vão do Conselho Universitário ao Sindicato. Matheus acredita que o servidor que se envolve em questões para além de suas atribuições “cresce como pessoa, adquire conhecimento e, consequentemente, tem condições de servir melhor ao público.”

Antes de se tornar servidor de uma instituição pública de Ensino Ssuperior, você esteve “do outro lado”, como aluno da UFMG. O que mudou em relação às suas expectativas sobre o serviço público depois que tomou posse?
Por ter sido usuário do serviço público, sempre soube da importância do Estado como promotor de políticas públicas para a população. O ensino público é oportunidade para pessoas de baixa renda chegarem à Universidade e mudarem sua realidade. Presenciei isso de perto como aluno de uma universidade pública. E olha que, quando estudei, a universidade pública era ainda menos acessível do que é hoje. Ao tomar posse como servidor da UFSJ, sabia da imensa responsabilidade de fazer o meu trabalho da melhor forma possível, justamente por entender que o serviço público é essencial para a população, sobretudo para aqueles que precisam desse serviço gratuito. Assim, minhas expectativas sempre foram de fazer o meu melhor como servidor, defender o serviço público, defender a universidade pública e contribuir para sua melhoria.

Fazer parte de uma instituição pública de ensino superior, em tempos marcados por sérios problemas que podem ser respondidos pela Educação, pela Ciência, tem um significado especial?
Sem dúvida! As universidades públicas têm contribuído para diminuir desigualdades no país e têm cumprido sua função social. Fico triste quando vejo ataques a elas, ao ensino público, quando as melhores respostas para a sociedade são oriundas das instituições públicas. A importância dos projetos de pesquisa e extensão das instituições públicas de ensino superior é indiscutível, pois correspondem a grande parte do que é produzido em termos de pesquisa nesse país. As instituições públicas são um instrumento importante de mudanças no Brasil, e isso incomoda os setores reacionários. Mas cabe à Universidade, ainda que sob ataque, continuar a contribuir para o desenvolvimento nacional, como tem feito.

Nestes seis anos de UFSJ você já atuou no Sindicato, Conselho Universitário e diversas comissões internas. Qual a importância desse tipo de experiência para o servidor?
Penso que o servidor precisa contribuir em todas as esferas possíveis da Universidade. O envolvimento com questões para além do que você trabalha é essencial, para melhorar não somente o setor em que está lotado, mas a instituição como um todo. Sempre fiz questão de participar, de discutir, de ajudar nas diversas instâncias de participação. E vejo que isso também trouxe frutos positivos pra mim, pois conheci mais pessoas, tive contato com visões diferentes, cresci como pessoa, conheci melhor a UFSJ. Isso contribui para melhorar minha atuação no setor em que trabalho, para desempenhar as atribuições do meu cargo de forma mais completa, tendo uma visão mais geral da instituição. O servidor cresce como pessoa, adquire conhecimento e, consequentemente, tem condições de servir melhor ao público.

Como foi, ou como está sendo, o processo de adaptação do trabalho (e também a adaptação pessoal) ao contexto da pandemia?
A pandemia trouxe desafios para todos, e para mim não foi diferente. Ter que adaptar rotinas de trabalho presenciais ao home office exigiu paciência. Separar o ambiente de trabalho da vida pessoal também exige disciplina e persistência. O mais difícil, sem dúvidas, é não ter contato com pessoas. Sinto muita falta das relações de trabalho, do contato com os colegas de trabalho, do contato com o público.

A UFSJ é sua primeira experiência como servidor público, mas você já passou em outros concursos. Como o interessado em se tornar servidor deve se preparar?
Quem quer ser servidor público deve saber lidar com a campanha feita contra o serviço público e contra o servidor. Muitos meios de comunicação, muitos governantes dizem que servidor público ganha muito e produz pouco. Essa não é a realidade que conheço e convivo, na realidade em que estou inserido o serviço é enorme, a demanda é altíssima, os recursos humanos e materiais são limitados e os servidores buscam cumprir suas atribuições da melhor forma. É preciso deixar claro que boa parte dos servidores públicos, em todas as esferas, não têm supersalários, como é propagado por aí.