UFSJ divulga agenda de inscrições para pós em novembro

Publicada em 06/11/2020

O calendário de inscrições para os programas de pós-graduação stricto sensu da Federal de São João del-Rei traz possibilidades em várias áreas do conhecimento, abertas ao longo de todo o mês de novembro.

A seguir, detalhamos essa agenda, para que você venha estudar na UFSJ!

Ciências Farmacêuticas
As inscrições, como noticiamos, se encerram nesta sexta, 6. O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSJ (PPGCF) oferece inscrições para 16 vagas de mestrado. As linhas de pesquisa se dividem em Produtos naturais, sintéticos e medicamentos; e Biociências aplicadas à Farmácia e uso racional de medicamentos, vinculadas à área de concentração Insumos farmacêuticos, compostos bioativos e medicamentos. Mais informações na página do Programa e pelo e-mail ppgcf@ufsj.edu.br.

Exame Nacional de Acesso Profnit
O Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) inscreve, também nesta semana, até o dia 8, para o Exame Nacional de Acesso, que consiste em duas etapas: prova nacional e análise curricular. São 467 vagas, assim distribuídas: 351 vagas sem reservas, 65 para ações afirmativas, 47 para servidores, e outras quatro. No ponto focal da UFSJ estão disponíveis 15 vagas. O curso tem como objetivo formar recursos humanos para atuação nos Núcleos de Inovação Tecnológica e nos Ambientes Promotores de Inovação, nos setores acadêmicos, empresarial, governamental e organizações sociais. Gratuito, presencial, com duração máxima de 24 meses, o Profnit abrange, em rede nacional, 32 pontos focais, distribuídos por 21 estados e Distrito Federal. Mais informações: Profnit/UFSJ e profnit@ufsj.edu.br.

Profiap
Uma das etapas de seleção para os interessados em cursar o Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede (Profiap) na UFSJ, a prova da Anpad, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, recebe inscrições até a próxima segunda, 9, neste link. Clique aqui para mais informações.

Ciência da Computação
Diferentemente do que publicamos na agenda de outubro (quando, de fato, começaram as inscrições para o PPGCC, no dia 13), o período de inscrição para as seis vagas de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação vai até 20 de novembro. As inscrições serão recebidas exclusivamente neste e-mail, como descrito em edital, para uma seleção em etapa única, com avaliação de currículo e do plano de curso. As linhas de pesquisa são: Otimização e inteligência computacional; Sistemas de informação; e Sistemas distribuídos e computação de alto desempenho.

Engenharia Mecânica
No período de 23 a 27 de novembro, é a vez de o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPMec) receber inscrições para 13 novos alunos de mestrado, que começam a estudar no primeiro quadrimestre letivo de 2021. A seleção será realizada em três etapas: prova on-line, avaliação do Currículo Lattes (com documentação comprobatória) e avaliação das cartas de recomendação. Mais informações aqui.

Desenvolvimento, Planejamento e Território
Candidatos a uma das 15 vagas oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPlat) têm prazo até 30 de novembro para se inscrever à seleção do mestrado. Documentos devem ser enviados para este link, que também disponibiliza outras informações. Em três etapas, a seleção prevê prova, entrevista e análise curricular, com resultado em 21 de dezembro. Os projetos podem ser inscritos nas linhas pesquisa Economia internacional e território e Desenvolvimento, sustentabilidade e território.