Capes promove seminário nos 20 anos do Portal de Periódicos

Publicada em 10/11/2020 - Fonte: ASCOM

Um seminário on-line com a discussão de temas como inteligência artificial e o futuro do acesso aberto no mundo nos próximos 20 anos. Essa é a maneira como a Capes, coordenação do Ministério da Educação responsável pela pós-graduação no país, está comemorando os 20 anos da implantação de uma de suas mais importantes iniciativas junto ao público acadêmico, o Portal de Periódicos.

O seminário acontece nesta quarta, 11, das 15h às 18h, e será transmitido, ao vivo, pelo canal no YouTube /CAPES_Oficial.

A programação inclui apresentações do presidente da Capes, Benedito Aguiar; do professor da UFRGS, Eliseo Reategui, que falará sobre Inteligência artificial e personalização de bibliotecas digitais; e do professor da Universidade de Stanford (Estados Unidos), John Willinsky, abordando a temática do futuro do acesso aberto no mundo nos próximos 20 anos.

Portal de Periódicos
De acordo com a Capes, o Portal de Periódicos é a maior base de apoio à pesquisa do Brasil, com mais de 49 mil títulos, acessados por estudantes de mais de 400 instituições universitárias. Destinado a oferecer às instituições de ensino e pesquisa no país o melhor da produção científica internacional, atende às demandas dos setores acadêmico, produtivo e governamental, em regime de colaboração e possibilita, ainda, o aumento da produção científica nacional e a inserção da ciência brasileira no exterior.