Sistema Participativo de Garantia na agenda do Conversando Agroecologia

Publicada em 24/11/2020 - Fonte: ASCOM

A legislação brasileira prevê três diferentes maneiras de garantir a qualidade orgânica de seus produtos: a Certificação, os Sistemas Participativos de Garantia (SPG) e o Controle Social para a Venda Direta sem Certificação. Os SPGs e a Certificação compõem o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg).

Para seu bom funcionamento, os Sistemas Participativos de Garantia se caracterizam pelo Controle Social e pela Responsabilidade Solidária, o que possibilita a geração da credibilidade adequada a diferentes realidades sociais, culturais, políticas, institucionais, organizacionais e econômicas. A formação de um SPG deve contar com produtores e outros interessados, a fim de organizar sua estrutura básica, composta pelos membros do Sistema e pelo Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade.

Essas, e mais informações relevantes para o tema, estarão em debate no encontro desta terça, 24, a partir das 20h, do Conversando Agroecologia, programa realizado semanalmente pelo Grupo Guayi de Agroecologia, do Campus Sete Lagoas. A transmissão da palestra do professor Luiz Carlos Rocha, do IF-Sul de Minas, Campus Inconfidentes (MG), especialista nessa importante forma de garantia de produtos orgânicos, será feita pelo Google Meet.

Todo o acervo do programa está disponível no canal do CVT Guayi de Agroecologia no YouTube.