Celebrada parceria com universidade eslovaca

Publicada em 25/11/2020

A Universidade Federal de São João del-Rei recebeu, ontem, em cerimônia realizada no auditório da Biblioteca do Campus Santo Antônio, dois respiradores desenvolvidos pela Universidade de Comenius, na Brastilava, Eslováquia. A doação marca o início de parceria bilateral entre as duas instituições de ensino, que pode impulsionar as pesquisas para tratamento da pandemia do novo coronavírus.

A solenidade, que contou com a presença do embaixador da Eslováquia no Brasil, Milan Zacha, do cônsul eslovaco, Renato Werner de Queiroz, da conselheira econômica da embaixada, Lucia Langer, reuniu autoridades acadêmicas, da sociedade civil organizada e da administração do Hospital das Mercês, onde os respiradores serão usados.

Para o reitor da UFSJ, Marcelo Andrade, o momento histórico se reveste de amplas significações, pelo potencial de buscar alternativas conjuntas para o enfrentamento de uma doença que vem desafiando o mundo.

A cerimônia de assinatura do convênio com a universidade europeia foi destaque na mídia regional, como se pode assistir neste link.