Arquitetas Nômades cria ecopias comunitárias

Publicada em 04/12/2020

“Mesmo lugar, novo lar”. Assim se apresenta o Arquitetas Nômades, negócio de impacto social que prioriza empreendimentos direcionados a ser rentáveis e lucrativos, sem deixar de contribuir para a redução da pobreza e o aumento de renda, viabilizando o acesso de populações marginais a bens e serviços, por meio do desenvolvimento de capital social e promoção de cidadania.

Idealizado por Amanda Carvalho e Camila Leal, que se conheceram no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Ouro Preto, o projeto oferece, desde 2017, reformas residenciais de baixa complexidade para famílias de baixa renda, levando em conta os problemas mais urgentes das casas e a capacidade de pagamento de cada núcleo familiar. Esse assessoramento inclui projeto, assistência técnica, compra de materiais e execução. “Eliminamos assim as autoconstruções, que geram desperdício, espaços inadequados e obras intermináveis. Trabalhamos em direção ao sonho de transformar habitações insalubres em lares dignos”, afirma Amanda.

No Brasil, existem cerca de 12 milhões de domicílios carentes de pelo menos um tipo de serviço de infraestrutura. As arquitetas já gerenciaram, em seu ainda breve tempo de atuação, duas dezenas de obras, na cidade de São João del-Rei. A previsão é expandir a proposta para o interior de Minas.

Lavou as mãos hoje?
O mais recente projeto de arquitetura social do grupo foi o desenvolvimento e instalação de ecopias comunitárias nos bairros Tejuco e Colônia, de modo a tornar possível aos moradores a higienização das mãos, como forma de conter a propagação do novo coronavírus. “Focamos em buscar uma solução durável, que utilizasse prioritariamente materiais locais, reutilizáveis e de uso original irreversível”, explica Amanda. Escolheram rodas de carro, conexões e tubos de aço e pneus velhos. As cores são as da logomarca das Arquitetas, que representam a alegria da transformação anunciada em seu dístico. O resultado é o que se vê na foto que ilustra essa matéria.

Os pontos de construção foram indicados por lideranças locais, considerando a necessidade, o fluxo de pessoas, a iluminação, a segurança do local e a disponibilidade de infraestrutura para ligação e descarte da água.

Essa iniciativa, especificamente, faz parte do Programa Uma mão lava a outra, que pretende instalar lavatórios comunitários com acionamento seguro de água, para a garantia de condições sanitárias mínimas à prevenção da Covid-19. O Programa é gerido nacionalmente pela ONG Habitat para a Humanidade Brasil, que tem como causa a promoção da moradia como direito humano fundamental.

O Arquitetas Nômades também integra o catálogo de empresas da Indetec-UFSJ, a Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes. Além de outros parceiros na seara de negócios de impacto social. Para saber quais, e mais, acesse as Nômades no Instagram e no Facebook.

Samara Santos
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom