Museu Regional conta a história do Largo Tamandaré

Publicada em 08/12/2020

Em comemoração ao aniversário de 307 anos de São João del-Rei, o Museu Regional traz a público a exposição virtual Largo Tamandaré: metamorfoses, composta por mais de 30 fotos, objetos e imagens vencedoras do concurso de fotografia realizado durante o mês de novembro. Datadas entre as décadas de 1870 e 2010, as imagens expostas visam retratar a história, a relação da comunidade com o local e, principalmente, as mudanças arquitetônicas que a Praça Severiano de Resende passou ao longo das décadas.

Relacionar o Museu com seus arredores é importante para consolidar, integrar e gerar mais interação com a comunidade local. Como enfatiza a diretora da instituição, Eliane Zanatta, “a praça do Largo Tamandaré é como se fosse parte da casa do Comendador João Mourão, que hoje sedia o Museu. O espaço valoriza a edificação em meio ao ambiente urbano, e esteve, está e estará presente nas funções de socialização.”

Dessa forma, outro propósito da mostra é representar a maneira como os moradores da cidade enxergam esse espaço, contribuindo para a construção de novos olhares para o espaço ocupado pelo Museu e, assim, “explorar os mais diversos ângulos relacionados à estética e à memória, trazendo novas e inovadoras perspectivas”, destaca Eliane Zanatta.

A exposição on-line fica aberta até 8 de março de 2021, no site do Museu Regional de São João del-Rei.

O Museu
Aberto ao público em 1963, o Museu Regional de São João del-Rei fica num casarão datado de meados do século XIX. A construção do imóvel partiu do desejo do Comendador João Antônio da Silva Mourão, poderoso comerciante são-joanense, em possuir um espaço para abrigar sua residência e também um comércio de secos e molhados. O sobrado passou pelas mãos de duas famílias, até ser vendido para uma empreiteira. Foi parcialmente demolido, desapropriado e restaurado. Das ruínas, nasceu o Museu que hoje conta com um diversificado acervo arquivístico, bibliográfico e museológico, datado do final do século XVIII e início do século XX, originário, majoritariamente, do estado de Minas Gerais. A maior parte da coleção é composta por obras de arte sacra, utensílios e mobiliários domésticos, imaginária, documentos e uma biblioteca especializada em Arte, História e Arquitetura.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do Museu Regional