Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações chega à maioridade

Publicada em 08/12/2020

Mais de 600 mil teses e dissertações estão disponíveis sem nenhum custo na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que, neste ano, completa 18 anos. A BDTD reúne, em um só portal de busca, as teses e dissertações defendidas em instituições brasileiras de ensino e pesquisa. São mais de 120 instituições participantes, públicas e privadas, de todas as regiões do Brasil.

Para celebrar o aniversário da BDTD, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), convida para webinário dirigido aos gestores das instituições de ensino e pesquisa participantes da BDTD. Entre os nomes confirmados para o evento, estão referências no meio acadêmico e científico, como Luc Quoniam, David Reymond, Lillian Alvares e Ana Pavani.

A abertura do evento, nesta quinta, 10, às 9h30, no canal do IBICT no YouTube, será conduzida por profissionais do Instituto: a diretora Cecilia Leite Oliveira; a coordenadora-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados, Bianca Amaro; o coordenador de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica, Washington Segundo; e a pesquisadora Tainá Batista de Assis.

Sobre a Biblioteca Digital
A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações integra e dissemina, em um só portal de busca, os textos completos das teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa. O acesso a essa produção científica é livre de quaisquer custos. A BDTD contribui para maior visibilidade da produção científica nacional e para a difusão de informações de interesse científico e tecnológico para a sociedade em geral. Além disso, a Biblioteca Digital também proporciona transparência e governança ao investimento realizado em programas de pós-graduação. Segue os preceitos da Iniciativa de Arquivos Abertos, adotando, assim, o modelo baseado em padrões de interoperabilidade. De modo que as instituições de ensino e pesquisa atuam como provedoras de dados e o IBICT opera como agregador: coleta os metadados das teses e dissertações dos provedores (instituições), fornece serviços de informação sobre esses metadados e os expõem para coleta a outros provedores de serviços. Importante destacar que a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações é também coletada pela Networked Digital Library of Theses and Dissertations, rede internacional que reúne teses e dissertações de todo o mundo. Para saber mais sobre a BDTD, clique aqui.

Sobre o IBICT
Órgão nacional de informação, ligado ao MCTI, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia realiza estudos no campo da Ciência da Informação e temas relacionados. Também oferece diversos serviços em Tecnologia da Informação à sociedade, assim como incentiva e promove a produção científica brasileira.