Professora da UFSJ assume Secretaria de Saúde de Juiz de Fora

Publicada em 10/12/2020 - Fonte: ASCOM

A professora Ana Cristina de Lima Pimentel, do curso de Medicina da UFSJ, Campus Dom Bosco, foi anunciada, na manhã desta quinta, 10, como a titular da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, a convite da prefeita eleita, Margarida Salomão.

Ana Pìmentel se formou em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2011, fez mestrado e doutorado em Saúde Pública, respectivamente, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, 2014) e na Fundação Oswaldo Cruz (2018). É professora da UFSJ desde 2017, e vice-presidente da Seção Sindical dos Docentes da Universidade (ADUFSJ). Faz parte da equipe multiprofissional do Observatório de Saúde Coletiva, projeto de extensão que promove ações de combate à pandemia do novo coronavírus em São João del-Rei e região. O foco de seu trabalho, aqui, são as políticas de saúde para as mulheres do Campo das Vertentes, que segue o fio da área de interesse acadêmico da pesquisadora: saúde sexual e reprodutiva, aborto, controvérsias científicas e ética em pesquisa. Ana Pimentel também integra o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 UFSJ, e se dedica a estudos interdisciplinares em gênero e saúde e intervenções em saúde coletiva.

Para a professora Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo, do Departamento de Ciências da Educação (Deced), que preside a ADUFSJ, a nova secretária vai fazer muita falta, pois sempre foi o pilar político do Sindicato no campo da Educação e da Saúde. Uma perda que, todavia, traz alegria. “É extremamente importante ver a Ana à frente de uma secretaria tão estratégica, ocupando um lugar em que ela tem toda a condição de estar”, afirma.