Cátedra da UFMG recebe acadêmicos das Ciências Humanas e Sociais

Publicada em 11/12/2020

Estão abertas, até 31 de janeiro de 2021, as inscrições para a chamada do Programa de Cátedras Calas-IEAT, promovido pelo Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latino-americanos Avançados (Calas) e pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG. Podem se candidatar acadêmicos com formação universitária em Ciências Humanas ou Sociais, de qualquer nacionalidade, com grau de doutor. Serão avaliados os trabalhos apresentados e a trajetória acadêmica, especialmente no âmbito do tema principal, e a qualidade do projeto apresentado.

O programa visa apoiar pesquisadores que atuem no desenvolvimento de estudos sobre as crises da América Latina, a partir de problemas do presente, com foco em explorar perspectivas para o enfrentamento destes. Espera-se que os candidatos possam contribuir com o desenvolvimento de novos enfoques metodológicos e analíticos a partir de uma pesquisa transdisciplinar sobre o fenômeno da crise na América Latina, sobre os processos de transformação social que a acompanham e sobre o papel dos diferentes atores sociais.

Nesta edição, o projeto de pesquisa a ser submetido deve enfocar a questão da desigualdade social, com ênfase em pelo menos uma das dimensões das desigualdades trabalhistas, territoriais, culturais, educacionais e de saúde, com um enfoque de transversalização étnica-racial e de gênero, em uma abordagem interdisciplinar e transregional, que também pode ser histórica, desenvolvendo uma visão inovadora do problema estrutural da desigualdade.

A Cátedra oferece bolsa no valor de 3 mil euros mensais para uma estadia de até três meses na UFMG, em Belo Horizonte. A bolsa inclui os gastos de visto, hospedagem, seguro médico, materiais de trabalho.

Outras informações, acesse este link.

Com informações da Assessoria de Comunicação do IEAT