Projetos da Computação são premiados em evento nacional

Publicada em 11/12/2020

Dois artigos, dos seis aceitos, produzidos por estudantes do curso de Ciência da Computação da UFSJ, receberam menção honrosa na 26ª edição do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), realizado de 30 de novembro a 4 de dezembro.

São eles: Boca a Boca Virtual: presença digital para pequenos empreendedores, escrito por Pablo Cecilio, Antônio Pedro e Heitor Werneck; e Estratégias para aprimorar a diversidade categórica e geográfica de Sistemas de Recomendação de POIs, assinado por Rodrigo Carvalho, com colaboração do professor Nicolas Silva. Ambos os projetos foram orientados pelo professor Leonardo Rocha, do Departamento de Ciências da Computação (Dcomp).

O Boca a Boca é uma ferramenta de divulgação destinada a pequenos empreendedores. A ideia surgiu durante a pandemia, pensando na falta da inserção digital de tais comerciantes. “A partir do momento em que eles nos informavam os produtos, a gente fazia uma integração com o Google e, automaticamente, aquele empreendedor, que não tinha nenhuma inserção na web, passou a ser referenciado também”, explica Leonardo Rocha. O artigo, decorrente do projeto de desenvolvimento dessa ferramenta, pode ser lido neste link.

O texto de Rodrigo trata do desenvolvimento de algoritmo de recomendação que busca conciliar acurácia, diversidade categórica e diversidade geográfica. O autor é, atualmente, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da UFSJ (NTInf), e concluiu o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) em 2019, com a marca de ter defendido a primeira dissertação do Programa. “É uma sensação de orgulho e de missão cumprida. Primeiro, por poder estudar na instituição na qual trabalho; segundo, por poder contribuir para que o nome da UFSJ esteja em evidência em eventos de grande visibilidade na área”, avalia.

Além da participação no WebMedia 2020, Rodrigo publicou, durante o mestrado, três artigos, em periódicos indexados A1 e B1, de acordo com a classificação da Capes. Assim, ele vê essa menção honrosa como o encerramento de um ciclo, “que me deixa tranquilo, certo de ter cumprido meu papel e feito jus à confiança depositada em mim pela UFSJ”, declara.

Para acessar os anais do 26º WebMedia, clique aqui.

Samara Santos
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom