Equipes do CCO premiadas em programa do Sebrae Minas

Publicada em 14/12/2020

Duas equipes do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), em Divinópolis (MG), foram premiadas no evento AGITA WarmUp 100%, promovido de setembro a dezembro, pelo Sebrae Minas e pelo banco Sicoob Divicred. Ao todo, foram 13 propostas selecionadas, que participarão de um programa de pré-aceleração de três meses.

As equipes da UFSJ são as spin off InnSumo e Aromas de Maria. Spin off são startups criadas por pesquisadores de uma Universidade, envolvendo um laboratório de pesquisa da instituição. A InnSumo obteve o segundo lugar na competição. Liderada pelo professor Paulo Afonso Granjeiro, conta com as participações da mestranda Maria Auxiliadora de Oliveira (PMBqBM) e do doutorando Diego Fernandes Livio (PPGBiotec), além do estudante de Bioquímica, Hiure Gomes Ramos Meira.

A startup desenvolveu um produto tecnológico natural denominado biosurfactante, obtido por microrganismos, que tem ação tensoativa, emulsificante, espumante e não é tóxico. Sua aplicação é diversa, mas a introdução comercial será no setor de cosméticos, substituindo os tensoativos químicos, que trazem vários danos à saúde a ao meio ambiente. De acordo com o professor Paulo Granjeiro, é o reconhecimento de que a pesquisa que vem sendo desenvolvida nos laboratórios da UFSJ tem potencial de se tornar produtos que podem ser disponibilizados no mercado. “A premiação é o resultado de que, quando se faz pesquisa aplicada ao setor produtivo, há grande possibilidade de abertura de empresa ou transferência de tecnologia, um dos pilares da universidade empreendedora”, afirma Granjeiro.

Aromas
Já a Aromas de Maria, representada pela professora Juliana Teixeira de Magalhães e as estudantes de Bioquímica Vanessa Santos Costa e Andreza Amália de Freitas Ribeiro, ficaram com o terceiro lugar. Com enfoque no mercado pet - que somente ano passado cresceu quatro vezes mais que a economia brasileira, mantendo a tendência mesmo durante a pandemia do novo coronavírus - o produto desenvolvido pela spin off, 100% natural, traz ótimos benefícios para os animais de estimação. Constituído por óleos essenciais de lavanda, é indicado para os mais agitados, agressivos, e para todos aqueles que apresentam problemas comportamentais.

WARM UP 100%
O Programa AGITA começou em 2016, criado com o objetivo de impulsionar ideias de negócios e estimular o mindset empreendedor, além de contribuir para o fomento da inovação e do empreendedorismo. A metodologia, 100% on-line, inclui todas as ferramentas, conteúdos e recursos para que o potencial empreendedor tire a sua ideia do papel e crie um modelo de negócio sustentável e escalável. O programa, já editado em diversas cidades mineiras, compreendeu vários módulos que proporcionaram aos participantes o aprendizado mão na massa, a vivência de mercado e o acesso a diversas oportunidades e networking. O programa AGITA já impactou o trabalho de 190 startups.