Professor Joel Lamounier é homenageado pela Academia Mineira de Medicina

Publicada em 14/12/2020

A Academia Mineira de Medicina realizou Sessão Solene Comemorativa de seu 50° aniversário no dia 27 de novembro, em Belo Horizonte. O professor e coordenador do curso de Medicina da UFSJ ofertado em São João del-Rei, Joel Alves Lamounier, foi um dos médicos homenageados.

"Foi uma emoção muito grande esse reconhecimento. É bastante honroso ser reconhecido pelos colegas de Minas Gerais", celebra Joel. O docente e médico explica que o processo de seleção dos homenageados inclui uma indicação prévia, que é seguida da avaliação do currículo por uma comissão e, somente depois, aprovada a homenagem.

A Academia Mineira de Medicina tem como finalidades: contribuir para o desenvolvimento e o progresso da profissão e ensino médico; apresentar sugestões, solicitar providências e colaborar com as autoridades oficiais competentes, em benefício da Cultura, da Saúde e do Ensino Médico; responder consultas das autoridades constituídas; homenagear, em Sessão Solene, vultos ou fatos que se destacaram na história da medicina mineira. Conheça mais: http://www.acadmedmg.org.br/

Acolher o próximo

Joel também foi homenageado pela Universidade Federal de São João del-Rei recentemente, na série "Professores da UFSJ". Para o coordenador da Medicina, o mais importante em ser médico é "ter uma postura de entender e acolher o próximo”. Além de avaliar o paciente de forma individual, é preciso levar em conta o meio social em que está inserido.

Professor por 35 anos na UFMG, onde se graduou, Joel Lamounier ingressou na UFSJ em 2010, para ser professor no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis. Em 2013, mudou-se para São João del-Rei com o objetivo de iniciar o curso de Medicina no Campus Dom Bosco.