Agenda de eventos destaca Seminário de Envelhecimento e webinar para jovens pesquisadores

Publicada em 15/12/2020

A agenda de eventos dos próximos dias apresenta como destaques seminário que aborda envelhecimento, webinar de Yale para jovens pesquisadores brasileiros e o seminário Metamorfoses da Experiência. Confira mais sobre cada um deles e não deixe de participar!

1º Seminário Multidisciplinar de Envelhecimento

No próximo dia 19, será realizado pelo projeto de extensão Promoção da Qualidade de Vida de Idosos Institucionalizados (Promovidi) o 1º Seminário Multidisciplinar de Envelhecimento. O evento começa às 13h, abordando "A influência da queda na qualidade de vida no idoso: conhecer para prevenir", palestra com a fisioterapeuta Daniela Faria, doutoranda em Ciências da Saúde pela UFSJ. Às 15h, o tema discutido será "Polifarmárcia atrelada ao envelhecimento", com o farmacêutico Saulo Silveira Moreira, pós-graduando em Farmácia Clínica e Farmacologia Aplicada à Prática Clínica (Feluma).

Para participar, acesse https://linktree.com.br/new/8nEVa9Lh2j. Mais informações no Instagram do projeto

Universidade de Yale promove webinário para estudantes e jovens pesquisadores brasileiros

Nesta quarta-feira, 16 de dezembro, às 14h, a Universidade de Yale promoverá o primeiro webinário da série Supporting Future Science Research (Apoiando o Futuro da Pesquisa Científica), destinado a estudantes e jovens pesquisadores brasileiros interessados em seguir carreira na área científica. O encontro, com o tema “Yale and Brazil: Developing Future Scientists (Yale e Brasil: Desenvolvendo os Cientistas do Futuro)”, é gratuito e abordará o papel da mentoria no desenvolvimento dos profissionais de pesquisa, além de discutir as formas de se aprimorar o processo de formação dos cientistas.

O debate, que terá a duração de uma hora, será moderado pelo professor-associado em Medicina Comparativa e Neurociências pela Yale School of Medicine, Marcelo Dietrich, e contará com a participação do professor-associado da Yale School of Public Health, Julio Croda, das pós-doutoranda da YSM Carolina Lucas, e dos bolsistas do programa Capes-Yale Antonio Fonseca e Natália Branco. Além do debate, eles estarão disponíveis para esclarecer dúvidas dos participantes.

Durante o webinário será lançado o Yale Proxima Mentorship Program, projeto voltado a estudantes brasileiros de graduação ou mestrado, que busquem conhecimento e excelência em ciências biológicas e biomédicas.

O webinário terá tradução simultânea para o português. Mais informações e inscrições: https://www.iniciativa-proxima.org e yale.zoom.us/webinar/register/WN_H1OP20cuSm2mqPKYCizv0g

Seminário Virtual Metamorfoses da Experiência

Começou hoje, 15 de dezembro, o Seminário Virtual Metamorfoses da Experiência, transmitido ao vivo pela TV UFRB. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/xzn3xwCJUCcqaPo1A. A programação de hoje se iniciou às 10h, com a mesa “A experiência romântica: sensibilidade estética e consciência política”, que recebe Guadalupe Correa (UAM), Gleudson Passos (UECE), e Nuno Gonçalves (UFRB), e prossegue às 19h. com a mesa “Experiência sensível: corpos negros, narrativas e performances” e os debatedores Ismael Silva (UFBA), Tatiana Rosa (Ku sanga de contas contadas/ES) e Clarice Lis Marcon (UFBA).

* Quer sugerir eventos ou outras pautas? Envie um e-mail para ascom@ufsj.edu.br