Startups são premiadas no UFSJ DEMODAY

Publicada em 21/12/2020

No dia 12 de dezembro foi realizado o 1º UFSJ DEMODAY, maior competição de Pitch da instituição. Divulgamos os premiados em postagem do dia 14 (IoTCow em primeiro, seguido de InnSumo e, em terceiro, Bioc Tecnologia e Energia, além do prêmio da plateia para Rescon Resíduos industriais). Hoje, trazemos mais informações sobre o alcance do evento.

Foram 17 startups inscritas e 15 selecionadas para o DEMODAY. O perfil das startups inscritas aponta que são compostas por 60% de homens e 40% de mulheres; 60% de graduandos, 16% de pós-graduandos, 12% de servidores e 12% de professores. 47% das start ups são do Campus Alto Paraopeba (CAP), 41% do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) e 12% do Campus Dom Bosco (CDB). Quanto às fases dos projetos, foram 30% na fase de ideação, 30% no de protótipo de baixa fidelidade, 30% protótipo de alta fidelidade, 10% produto final.

O evento foi transmitido pela TV UFSJ e chegou a ter mais de 100 telespectadores simultaneamente. O prêmio da plateia teve mais de 400 votos. O evento foi organizado pelos professores Paulo Afonso Granjeiro, Eduardo Bento e Fernando Teixeira e teve o apoio dos Grupos de Inovação Tecnológica GRITE (CCO), CYRUS (CSA) e CAP STARTUP (CAP).

“O 1º UFSJ DEMODAY foi uma excelente maneira para estimular a cultura empreendedora e ficar sabendo um pouco das tecnologias que estão virando negócio de estudantes de graduação, pós-graduação, professores e servidores da instituição”, avalia Tuânia Natacha, organizadora e doutoranda do PMBqBM/UFSJ.

Já o professor Paulo Afonso Granjeiro considera que o evento “fomenta a cultura de empreendedorismo e será uma marca da Instituição”. Paulo explica que o evento será realizado anualmente “para dar visibilidade às ideias que têm potencial de chegar ao mercado e solucionar problemas que são necessidades das pessoas, contribuindo, assim, para uma vida melhor, com qualidade, gerar negócios e empregos.”

Conheça os integrantes das equipes premiadas:

IoTCow: Larissa Ribeiro da Silveira; Ana Maria Resende Santos; Caio Cesar Gonçalves; Marília Araújo de Faria e Tales Esteves da Costa Silva (CAP)

InnSumo: Hiure Gomes Ramos Meira; Maria Auxiliadora de Oliveira e Diego Fernandes Livio (CCO)

Bioc Tecnologia e Energia: Isabela Dias Castro; Cecília Azevedo; Emily Santos; Laís Vasconcelos e Talita dos Santos (CCO)

RESCON Resíduos industriais: Erivelto Luís de Souza; Fabrício Molica de Mendonça e Denise Fonseca Pereira (CAP)