Trem Ki Voa Micro sobe ao pódio mais uma vez na SAE Brasil

Publicada em 22/12/2020

A equipe “Trem Ki Voa Micro” UFSJ alcançou o 2º lugar na XXII Competição SAE Brasil AeroDesign 2020, desafio nacional de Engenharia Aeronáutica. A competição, que pela primeira vez teve uma edição on-line, é realizada pela Associação de Engenheiros da Mobilidade (SAE).

O desafio consiste em projetar e construir um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), radiocontrolado e transportador de carga. A equipe já é tetracampeã nacional na classe micro e compete no evento desde 2010, tendo conquistado a 6ª colocação geral entre 20 equipes do mundo todo este ano.

“A boa colocação em 2020 representa a coroação de um mais um ano de muito trabalho e dedicação, ainda que mais distante da zona de conforto”, conta um dos integrantes do time e graduando em Engenharia Mecânica, Lucas Nascimento.

A equipe que competiu este ano contou com 31 membros dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e Produção. A apresentação do projeto nacional 2020 está disponível no canal do Youtube do grupo.

O projeto

O Trem Ki Voa é um projeto de caráter educativo e competitivo, criado em 2000 por alunos da UFSJ. A Trem Ki Voa Micro é orientada pelo professor do Departamento de Ciências Térmicas dos Fluidos (DCTEF), Cláudio Pellegrini.

A equipe foi campeã da SAE Brasil pela primeira vez em 2014 e, no ano seguinte, representou o país na competição mundial SAE AeroDesign East, na cidade de Lakeland, nos Estados Unidos, onde conquistou o título de vice-campeã mundial.

Em 2017 a equipe se tornou tricampeã nacional na classe micro, o que garantiu a volta aos Estados Unidos em 2018, quando conquistaram o segundo melhor resultado na apresentação de projeto.

Em 2019, a equipe alcançou o tetracampeonato e as menções honrosas de "Melhor Projeto" da classe micro, pelo segundo ano consecutivo, "Maior Pontuação na Missão LAPES" e "Maior 'Acuracidade' de Carga Paga".

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site da equipe.