Mensagem de fim de ano da vice-reitora da UFSJ, professora Rosy Ribeiro

Publicada em 23/12/2020

A vice-reitora da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), professora Rosy Ribeiro, gravou mensagem de fim de ano em vídeo que pode ser acessado pelas redes sociais da UFSJ (Instagram, Facebook) e pelo Youtube. Abaixo você confere o texto transcrito e também os links diretos para o vídeo.

“Olá, meu nome é Rosy Ribeiro, estou como vice-reitora da Universidade Federal de São João del Rei desde maio deste ano.

Nestes sete meses, apesar dessa situação totalmente atípica em que vivemos, tive a oportunidade de me aproximar, mesmo que remotamente, dos nossos colegas servidores públicos, dos nossos alunos e das comunidades em que nossos campi estão inseridos. E que experiência gratificante!

Apesar dos problemas que constatamos frente a essa imensa oportunidade, nem por um momento nós duvidamos de que poderíamos executar nossa proposta de campanha escolhida pela nossa comunidade. Então eu gostaria de falar um pouco sobre nosso trabalho.

Eu estou junto com nosso reitor, professor Marcelo Andrade, com nossas Pró-Reitorias, nossas Assessorias e o Gabinete, à frente de negociações pelos campos de prática das áreas de saúde, da organização das comissões de inovação e empreendedorismo, da organização dos espaços físicos e da biossegurança.

Também estou à frente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da UFSJ e, por meio das discussões lá realizadas, percebemos que deveríamos atuar fortemente para a segurança da nossa comunidade. Assim, várias ações foram realizadas, como a aquisição de EPI's, a elaboração de um protocolo de biossegurança, a página do Comitê em que estão diariamente os boletins da situação das cidades em que atuamos. Trabalhamos informando ativamente nas redes sociais.

Junto com os subcomitês de biossegurança, que foram criados em cada um dos nossos campi, confeccionamos e colocamos material de sinalização em todos os espaços, juntamente com álcool gel e adequação dos bebedouros, sanitários e das salas de espera.

Também destaco aqui o acordo com a Universidade de Comenius, da Eslováquia, para realização de um estudo clínico relacionado com a Covid, em que recebemos ventiladores que estão sendo utilizados na Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Nossa Senhora das Mercês, da cidade de São João del-Rei.

Nesse tempo, nós verificamos o quanto estamos defasados no número de docentes e técnicos e, ainda assim, espetacularmente, nós conseguimos avançar e vencer devido à competência e comprometimento dos nossos colegas. Eu gostaria de agradecer nomeando todos que foram fundamentais para a realização de tanto em tão pouco tempo, mas não seria possível, pois foram tantos que se destacaram pela dedicação, pelo companheirismo, resiliência e leveza. Então, eu agradeço todos de coração!

Desejo a toda comunidade da UFSJ e das cidades em que atuamos um Feliz Natal, com muita responsabilidade, e um Ano Novo mais suave, com empatia e, claro, com vacina para todos. Um forte abraço e que venha 2021.”

Assista ao vídeo no Youtube da UFSJ: https://youtu.be/idgUJ7A3_j8
Assista ao vídeo no Instagram da UFSJ: https://www.instagram.com/p/CJJxHmGAP7V/