UFSJ abre vagas para transferências, portador de diploma e revinculação

Publicada em 04/01/2021 - Fonte: ASCOM

A partir de 6 de janeiro estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de vagas remanescentes na UFSJ. As inscrições serão feitas exclusivamente na página do edital: https://ufsj.edu.br/vestibular/pvr_20211.php.

A seleção se divide em quatro categorias: transferência interna; revinculação; transferência externa e reingresso; e admissão de portador de diploma de curso superior. Conheça cada uma delas:

Transferência interna

No dia 6 de janeiro será divulgado o quadro de vagas e as inscrições estarão disponíveis, mas atenção: o prazo vai até o dia 8 do mesmo mês. Para se inscrever, o interessado deve acessar o sistema Contac, dentro do Minha UFSJ. A divulgação do resultado final e a confirmação de interesse dos selecionados acontece no dia 15 de janeiro.

A transferência interna se refere ao pedido de mudança de turno (integral/noturno) ou polo do mesmo curso; mudança de curso para outro de mesma nomenclatura, mas de modalidade (presencial/a distância) ou campus diferente; transferência entre cursos de graduação com mesma nomenclatura e graus acadêmicos distintos (Licenciatura/Bacharelado) e transferência entre cursos de graduação de áreas afins, a Reopção.

Revinculação

No dia 18 de janeiro acontece a divulgação do quadro de vagas e a abertura das inscrições, que vão até o dia 20 do mesmo mês. A divulgação do resultado final e a confirmação de interesse dos selecionados acontece no dia 27 de janeiro.

A revinculação consiste na admissão de portador de diploma de curso interdisciplinar da UFSJ em curso de área afim e a admissão de portador de diploma da UFSJ em curso de mesma nomenclatura do curso já integralizado, mas de grau acadêmico distinto. Por exemplo, o discente que se formou em uma licenciatura pode pedir a revinculação em bacharelado e vice-versa. No caso do curso interdisciplinar, vale lembrar que a formação “Interdisciplinar em Biossistemas”, oferecida no Campus Sete Lagoas, é a única que se encaixa na categoria.

Transferência externa e reingresso

A divulgação do quadro de vagas acontece no dia 29 de janeiro e as inscrições vão de 19 à 24 fevereiro, até as 20h. Para efetuar a inscrição nesta modalidade, o candidato deve pagar uma taxa no valor de R$ 150. O resultado final será divulgado no dia 12 de março e o período de matrícula dos selecionados vai de 15 a 19 do mesmo mês.

Esta modalidade se refere ao pedido de Transferência Externa, válida para discentes não graduados com matrícula ativa no curso de graduação de interesse ou em curso de área afim de outras instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC. Também podem participar aqueles que tenham abandonado ou tenham sido desligados do curso de graduação de interesse ou de curso de área afim da UFSJ ou de outras instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC e queiram reingressar.

Portador de diploma de curso superior

O quadro de vagas será divulgado no dia 24 de março e as inscrições vão de 25 a 30 do mesmo mês. O resultado final será divulgado no dia 26 de abril. O período de pré-inscrição vai de 26 a 28 do mesmo mês e o candidato deve pagar uma taxa de 200 reais para efetuá-la. O interessado deve possuir diploma obtido em instituição devidamente credenciada pelo MEC.

Para mais informações acesse o edital completo.