No Dia do Leitor, convidamos a comunidade acadêmica a acessar a biblioteca digital

Publicada em 07/01/2021

Hoje, 7 de janeiro, é comemorado o Dia do Leitor! Que tal aproveitar estes dias entre os períodos emergenciais para botar a leitura em dia? Livro de papel, clássico, para folhear e fazer valer a imaginação, ou mesmo digital. Afinal, ler é viajar nos pensamentos, criar novos mundos dentro de sua cabeça. Conhecer lugares nunca imaginados e, quem sabe, mudar sua vida?

Atualmente podemos ler em qualquer lugar, a qualquer tempo. Seja com um belo exemplar na mão, um e-reader, celular ou computador. Claro, ainda precisamos avançar muito na acessibilidade e combate às desigualdades para que a leitura chegue a todos de forma plena.

Para a comunidade acadêmica da UFSJ, lembramos que está disponível o acesso à biblioteca digital Minha Biblioteca, uma plataforma multidisciplinar de livros técnicos e científicos. Para facilitar o uso, a Universidade disponibilizou, na página da Divisão de Biblioteca (Dibib), tutorial que mostra como acessar a biblioteca digital, quais são os elementos da tela principal, como navegar dentro dos livros e como tirar dúvidas.

O acesso à biblioteca digital é pelo Sistema de Gerenciamento de Acervo (Pergamum), que também tem tutorial (clique aqui). Ao realizar uma busca no Pergamum, o resultado apresentará obras impressas e digitais. Para acessar as obras digitais, é necessário fazer login.

A data

Em 7 de janeiro de 1928 foi fundado o jornal diário “O Povo'', em Fortaleza, pelo poeta e jornalista baiano Demócrito Rocha. O fundador era formado em odontologia, telegrafista e chegou a ser deputado federal. Em homenagem a Demócrito e ao jornal, a data passou a simbolizar o Dia do Leitor em nosso país.