Netec tem novo coordenador

Publicada em 21/01/2021

O Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da UFSJ (Netec) está com nova coordenação. O professor Paulo Afonso Granjeiro foi nomeado como presidente do Conselho Deliberativo do Núcleo, por meio da Portaria nº 002, de 6 de janeiro de 2021, acumulando também a função de coordenador da Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes (Indetec).

Entre os objetivos a serem alcançados à frente do Netec, Paulo Granjeiro elenca: atualizar a Política de Inovação Tecnológica da UFSJ; reestruturar a incubação e pré-incubação das empresas na Indetec; fomentar a cultura empreendedora nos campi da UFSJ; e fortalecer os Grupos de Inovação Tecnológica. Estimular e facilitar os acordos de parcerias com empresas, visando contribuir para a consolidação da tríplice hélice nas cidades em que a UFSJ atua também estão entre as metas da nova gestão.

De acordo com o coordenador do Netec, o Brasil é a 13ª potência em geração do conhecimento, mas somente a 62ª em inovação, não transformando em riqueza o conhecimento que é gerado. “Temos que aproveitar o conhecimento gerado em nossa instituição e transformá-lo em produtos, processos ou serviços que possam resolver as necessidades das pessoas. Para isso, é fundamental prepararmos nossos professores para pensarem sobre os problemas da sociedade e proporem soluções para resolver essas demandas. Em relação aos estudantes, o empreendedorismo e a inovação podem contribuir para desenvolver habilidades voltadas à criação de negócios e, consequentemente, à geração de empregos”, explica.

O Núcleo
O Netec tem como principal objetivo contribuir para a inovação tecnológica no ambiente produtivo, promovendo a transferência de tecnologia gerada pelas pesquisas desenvolvidas na instituição e incubando empresas de base tecnológica e setores tradicionais. Vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope), o Núcleo ainda fomenta a implementação de ideias, projetos, processos e produtos dos professores, que podem contribuir com o atendimento a demandas sociais por meio do desenvolvimento da tecnologia e da inovação brasileira.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni, o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da UFSJ pode ser considerado um dos elos entre a Universidade e a sociedade. “Vivemos um momento estratégico no qual é importante aumentarmos as pontes existentes entre a comunidade acadêmica e a população, buscando a pergunta científica na sociedade e a devolvendo em forma de produtos. Nesse sentido, a Prope apoiará e trabalhará junto ao Netec, para ampliar e potencializar essas atividades na UFSJ.”

Trajetória
O professor Paulo Granjeiro é atuante nas áreas de empreendedorismo e de inovação, motivo pelo qual foi escolhido para coordenar o Netec. Docente do Campus Centro-Oeste Dona Lindu da Universidade Federal de São João del-Rei, possui experiência em depósitos de patentes e é co-fundador do Grupo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (GRITE). Também possui parcerias estabelecidas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) com empresas, e participa dos programas de pré-aceleração de startups Fiemg Lab, InovAtiva Brasil, BioStartup Lab, Fiemg Lab Acelera Mestrado e Doutorado, Startup Show, Hospital Startup (Hospital São Francisco, Belo Horizonte) e Agita/Sebrae. É ainda professor membro do Programa Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI) do Governo de Minas Gerais e bolsista de extensão CNPq – Orientador de Agentes Locais de Inovação do Sebrae 2020/2021.

O novo coordenador do Netec realizou estágio sênior (Capes) no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Visiting Scientist - MIT/EUA), é pesquisador e inventor nas áreas de Bioquímica, Microbiologia e Biotecnologia, além de colaborador nos programas de pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular, Biotecnologia e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit). Atua ainda como tutor da empresa júnior Beta Tech, no campus da UFSJ em Divinópolis.