Mestrando da UFSJ é premiado pelo Lincoln Institute

Publicada em 28/01/2021

O Lincoln Institute of Land Policy concedeu ao aluno Fábio Henrique Florindo Amano, do mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território da UFSJ (PGDPLAT), o prêmio de apoio a dissertações e teses em curso, segundo os critérios de seu programa para a América Latina e Caribe.

A pesquisa selecionada pelo instituto americano deriva do projeto de dissertação de Fábio, intitulado Tributação da terra e dinâmica imobiliária, que busca promover o entendimento e a aplicação de novos métodos, ferramentas e técnicas para atingir as metas da política fundiária e tributária. O tema foi desenvolvido junto a seu orientador, professor Renan Pereira Almeida, do Departamento de Ciências Econômicas (DCECO).

Fábio graduou-se nesse curso em 2018, e conta que ficou satisfeito e grato ao saber que sua pesquisa, desenvolvida dois anos depois, ao longo de 2020, foi reconhecida por especialistas internacionais, confirmando, assim, a forte influência que a Universidade sempre teve em suas escolhas profissionais. “Além do ensino de qualidade, a UFSJ oferece boa estrutura física e oportunidades em projetos diversos. Compartilho esse prêmio com as pessoas que estão ao meu lado, estudantes e professores do PGDPLAT.”

Sobre a premiação
O Lincoln Institute of Land Policy mantém, desde 2003, programa que apoia mestrandos e doutorandos em instituições da América Latina e do Caribe. Com isso, pretende incentivar jovens pesquisadores a desenvolver estudos em temas prioritários do Instituto para a região, promovendo o intercâmbio científico entre universidades e centros de pesquisa na fronteira do conhecimento da área. Em 2020, foram selecionados oito alunos de pós-graduação, que vão receber, além de bolsas de pesquisa, orientações da equipe do Lincoln Institute.

O processo seletivo considerou a adequação da proposta a um dos eixos temáticos prioritários do programa, carta de recomendação do orientador e currículo do orientando e do orientador.

 

Rafaella Azevedo
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom